Soprano será cidadã honorária

por Assessoria Comunicação publicado 23/11/2007 17h35, última modificação 18/06/2021 08h11
Em reconhecimento à carreira de soprano brasileira da música erudita mundial, a Câmara Municipal vai homenagear, com o título de Cidadã Honorária de Curitiba, Neyde Ferreira Rio, conhecida como Neide Thomas. A solenidade acontecerá na próxima quarta-feira (28), por proposição da vereadora Julieta Reis (DEM). “Neide é reverenciada do oriente ao ocidente, promoveu a imagem do Brasil, brilhando nas melhores casas de ópera da Europa e no Metropolitan Opera House”, justificou a parlamentar, destacando que a idéia é também criar uma referência para os novos talentos, estimulando o cultivo da música erudita, especialmente o canto lírico.
Segundo Julieta, Neide escolheu Curitiba para viver com sua família e atuar profissionalmente, trazendo como presente seu conhecimento singular e bagagem artística. “Uma história que poucas pessoas têm o mérito e a realização de ter construído”, elogiou a vereadora.
Julieta Reis afirma que a consciência latino-americana da artista não deixou que se afastasse de sua terra natal, “que sempre brindou com o melhor canto lírico, com programações requintadas, em que a sua voz soprano representava o ponto alto para o público e para a crítica”, afirmou.
Trajetória
Neide Thomas iniciou a carreira em 1958, no Guairinha, com a ópera "La Traviata", sob a regência do saudoso Maestro Wolf Schaia e, em 1988, ministrou o primeiro Masterclass, coordenando um recital em Curitiba. No ano seguinte, foi convidada para atuar na Oficina de Música e, desde então, é professora de todas as edições do nosso principal evento no segmento da música erudita. No mesmo ano, também foi nomeada professora de canto na Escola de Música e Belas Artes do Paraná.
Dentre outras contribuições à programação cultural, ainda em 1989, cantou a Tosca no Teatro Guaíra, no contexto de um movimento vitorioso, que projeta Curitiba como "capital da ópera". Em 1990, mudou-se para Curitiba com a família, fato que marcou simultaneamente a sua vida e a vida acadêmica e cultural da cidade. Até hoje é orientadora vocal do Coral da Camerata Antiqua de Curitiba. “Graças à Neyde Thomas, Curitiba virou um centro de ensinamento de canto e recebe alunos do Brasil e da América Latina”
Sua atuação, durante várias décadas, nos melhores teatros da Europa e das Américas, além de garantir muitos e relevantes prêmios e uma grande visibilidade em tantos países, a credencia como a mais destacada professora de canto lírico em atuação no País.