Soprano será cidadã honorária

por Assessoria Comunicação publicado 07/08/2007 19h55, última modificação 17/06/2021 08h06
Por proposição da vereadora Julieta Reis (PSB), a soprano de música erudita Neyde Thomas receberá o título de cidadã honorária de Curitiba. O projeto foi aprovado nesta terça-feira (7), por unanimidade, no plenário da Câmara Municipal. A soprano contribuiu com a programação cultural da cidade, projetando-a como Capital da Ópera, no ano de 1989.
Professora de canto na Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Neyde Thomas proporcionou que Curitiba se tornasse centro de ensinamento de canto, recebendo alunos de todo o Brasil e América Latina. Para a vereadora Julieta Reis, a outorga do título não é só um reconhecimento da bagagem artístico-cultural e extensão de suas obras internacionalmente, mas também uma homenagem à sua história e à promoção da imagem do País e de Curitiba, em especial. “Ao propor a concessão deste título, pretende-se criar uma referência para os novos talentos, estimulando o cultivo da música erudita. A honraria ainda inspira a realização de eventos culturais de música erudita, gerando novas oportunidades de emprego e o acesso mais democratizado a esse segmento clássico da cultura à população menos favorecida”, disse, na tribuna.
A cantora estreou em 1958, no Teatro Guairinha, ministrou e coordenou recitais, é orientadora vocal do Coral da Camerata Antiqua de Curitiba e atuou durante várias décadas nos teatros da Europa e das Américas, garantindo relevantes prêmios.