Solicitado prazo de 30 dias para consulta especializada
Consultas especializadas em até 30 dias após a solicitação em Unidades de Saúde mantidas pela prefeitura de Curitiba. Este é o prazo fixado em projeto de lei do vereador Dirceu Moreira (PSL), que começou a tramitar nesta semana na Câmara de Curitiba (005.00187.2013). “A doença diagnosticada em seu estágio inicial deixará de comprometer somas exorbitantes com exames e tratamentos tardios”, argumenta o parlamentar.
O projeto de lei, segundo Dirceu Moreira, possibilita que a Secretaria Municipal de Saúde promova convênios com clínicas e unidades de saúde particulares, para que as filas de espera por atendimento diminuam. A efetivação dessa medida, diz o parlamentar, proporcionará um aumento no número de vagas para este tipo de consulta nas unidades de saúde municipais. Eventuais exames solicitados pelo médico responsável pela consulta especializada também seriam realizados no prazo de 30 dias, conforme sugere o texto do projeto de lei.
“Consideramos de suma importância o respeito à saúde do cidadão curitibano. Não há como não se sensibilizar com situações em que o tratamento adequado poderia surtir efeito se fosse aplicado no tempo certo, mas a realidade é que a demanda de vagas supera a oferta. Daí a razão de ser desse projeto” declarou o vereador. “A proposição está em acordo com as previsões da Portaria 1.820/2009, de iniciativa do Ministério da Saúde, que trata da organização dos serviços de saúde”, assegura o parlamentar.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba