Solicitado mais policiamento em bairros

por Assessoria Comunicação publicado 11/10/2012 19h05, última modificação 03/09/2021 10h30
O 1° Comando Regional de Polícia Militar disse que vai encaminhar solicitação de reforço de policiamento no Capão da Imbuia ao 20° Batalhão de Polícia Militar, para providências. A informação foi prestada em resposta a ofício do vereador Professor Galdino (PSDB), a partir de apelo da comunidade.
Segundo moradores da Rua Professora Olga Balster, entre a Osmario de Lima e a Clávio Molinari, raramente são feitas rondas policiais na região. Conforme a reivindicação da população, o vereador pediu ao 1° CRPM o reforço da fiscalização na área. “Algumas regiões ainda carecem de policiamento”, afirma Galdino.
Localizado no Boqueirão, o 20° BPM é dividido em quatro unidades. A 2ª Companhia é a responsável pela segurança nos bairros Cajuru, Capão da Imbuia, Cristo Rei, Guabirotuba, Jardim Botânico, Jardim das Américas e Tarumã. O 1° CRPM também compreende o 12° BPM (localizado no bairro Santa Quitéria), o 13° BPM (no Portão), o Regimento de Polícia Montada, o Batalhão de Polícia de Trânsito e a Companhia Independente de Polícia de Guarda.
Alto da XV
O vereador também encaminhou requerimento ao Comando de Policiamento da Capital que solicita a instalação de unidade de policiamento na Rua Schiller, no Alto da Rua XV. De acordo com Professor Galdino, a segurança precisa ser reforçada no Jardim Ambiental II, que fica no canteiro central da referida rua.
“O local é muito importante por reunir uma população mais jovem, pela pista de skate e vários conhecidos bairros das redondezas, ao mesmo tempo que concentra pessoas de idade mais avançada, que aproveitam o lugar como ponto de encontro para jogar partidas de bocha e baralho”, disse.
Vila Guaíra
Policiamento ostensivo é solicitado ainda para a região da Vila Guaíra. Em  requerimento  encaminhado ao CPC, o vereador Pedro Paulo (PT) pede  urgência de implantação de rondas ostensivas na região, visando coibir  roubos e assaltos.
O pedido, que também pretende garantir mais segurança aos pedestres, representa reivindicação de moradores preocupados com o aumento das ocorrências, depois que foi inaugurada a  Unidade Paraná Seguro, UPS do Parolin.  “Os moradores querem policiais fazendo rondas, parando transeuntes nas calçadas e pedindo documentos, revistando  pessoas de conduta duvidosa para impedir que os crimes cheguem às residências”, justifica o parlamentar.
UPS
A UPS do Parolin está entre as últimas instaladas pelo governo do Estado, conforme o subcomandante-geral da PM,  coronel Cesar Alberto Souza. As Unidades Paraná Seguro começaram a ser instaladas neste ano nos bairros mais violentos de Curitiba. A proposta do governo do Estado é ter dez unidades na capital até o final do ano. A primeira UPS foi implantada no bairro Uberaba, em março. Em seguida, foi a vez do Parolin receber a base fixa de policiamento. Souza  informou que as ações da polícia nos bairros ajudaram a reduzir o índice de criminalidade. Contudo, o que os moradores da Vila Guaíra afirmaram ao vereador Pedro Paulo “é que, depois desta inauguração, os roubos e assaltos aumentaram na vila, deixando todos temerosos”.