Solicitadas melhorias aos usuários do transporte
Estudos que permitam a implantação de uma estação-tubo na Avenida Iguaçu próximo da Rua João Negrão, no bairro Rebouças, foram solicitados na Câmara Municipal de Curitiba pelo terceiro-secretário da Casa, Jairo Marcelino (PSD). O vereador quer atender reivindicação dos usuários do sistema de transporte coletivo, funcionários das empresas sediadas no entorno do ponto solicitado.
Na região são centenas de trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (EBCT) e do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER). Isso para exemplificar as empresas que concentram maior número de funcionários e, ainda, há os estudantes da Uniandrade que se valem da linha direta para, no término do expediente, chegarem aos seus domicílios. O vereador argumenta que "algumas destas empresas fazem expediente noturno e os passageiros são obrigados a se deslocar em um extenso trajeto, oferecendo ensejo a atos de violência". O atual sistema de transporte coletivo da linha direta, os Ligeirinhos, oferece parada em 351 estações-tubo. A inclusão de mais esta possibilidade na Avenida Iguaçu traria, "além da comodidade, mais segurança e agilidade nos deslocamentos", concluiu o parlamentar.
Para auxiliar ainda mais o passageiro curitibano, Jairo Marcelino fez outras solicitações. Retorno da linha Laranjeiras com trajeto pela Rua Alberto Foloni, no sentido do bairro ao centro, reimplantação do ponto de ônibus no remanso da praça GK Gibran, situada na esquina da Rua Barão de Antonina, e mais um retorno de ponto de ônibus para a Avenida Nossa Senhora de Nazaré, proximidades da Rua João Havro, no bairro Boa Vista.
Faixa elevada
No atendimento às reivindicações de pedestres, o terceiro- secretário reforça a indicação para que seja implantada faixa elevada na Rua Flávio Dalegrave, bairro Cachoeira, e no centro da cidade, em frente do Colégio Estadual Tiradentes, na Rua Riachuelo. O vereador justifica que a importante função da faixa elevada é atuar na conscientização dos motoristas para a importância de respeitar o pedestre. O projeto para este dispositivo de segurança viária desenvolvido desde 2005 já conta com 146 unidades em Curitiba. A faixa elevada tem a mesma altura da calçada e, por isso, deixa o pedestre mais visível, aumentando a segurança na travessia, principalmente perto de estações-tubo, igrejas, centros comerciais e escolas, como é o caso da solicitação feita pelo terceiro-secretário para atender alunos e professores do Colégio Tiradentes.
Na região são centenas de trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (EBCT) e do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER). Isso para exemplificar as empresas que concentram maior número de funcionários e, ainda, há os estudantes da Uniandrade que se valem da linha direta para, no término do expediente, chegarem aos seus domicílios. O vereador argumenta que "algumas destas empresas fazem expediente noturno e os passageiros são obrigados a se deslocar em um extenso trajeto, oferecendo ensejo a atos de violência". O atual sistema de transporte coletivo da linha direta, os Ligeirinhos, oferece parada em 351 estações-tubo. A inclusão de mais esta possibilidade na Avenida Iguaçu traria, "além da comodidade, mais segurança e agilidade nos deslocamentos", concluiu o parlamentar.
Para auxiliar ainda mais o passageiro curitibano, Jairo Marcelino fez outras solicitações. Retorno da linha Laranjeiras com trajeto pela Rua Alberto Foloni, no sentido do bairro ao centro, reimplantação do ponto de ônibus no remanso da praça GK Gibran, situada na esquina da Rua Barão de Antonina, e mais um retorno de ponto de ônibus para a Avenida Nossa Senhora de Nazaré, proximidades da Rua João Havro, no bairro Boa Vista.
Faixa elevada
No atendimento às reivindicações de pedestres, o terceiro- secretário reforça a indicação para que seja implantada faixa elevada na Rua Flávio Dalegrave, bairro Cachoeira, e no centro da cidade, em frente do Colégio Estadual Tiradentes, na Rua Riachuelo. O vereador justifica que a importante função da faixa elevada é atuar na conscientização dos motoristas para a importância de respeitar o pedestre. O projeto para este dispositivo de segurança viária desenvolvido desde 2005 já conta com 146 unidades em Curitiba. A faixa elevada tem a mesma altura da calçada e, por isso, deixa o pedestre mais visível, aumentando a segurança na travessia, principalmente perto de estações-tubo, igrejas, centros comerciais e escolas, como é o caso da solicitação feita pelo terceiro-secretário para atender alunos e professores do Colégio Tiradentes.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba