Solicitadas medidas para segurança no trânsito

por Assessoria Comunicação publicado 27/12/2012 17h20, última modificação 10/09/2021 08h38
Atendimento imediato a três requerimentos encaminhados ao órgão regulador do trânsito na capital é solicitado pelo terceiro-secretário da Câmara de Curitiba, vereador Jairo Marcelino (PSD). Um deles para atender reivindicação feita pelo Educandário das Irmãs Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo.
O parlamentar pediu a implantação de placas sinalizadoras de limite de velocidade na Rua Padre José Joaquim Goral, bairro Abranches, em frente ao educandário, “para oferecer mais proteção aos alunos e professores do tradicional estabelecimento de ensino”. Jairo Marcelino explica que a unidade é pioneira naquele local, onde atualmente o trânsito é intenso e “os motoristas não respeitam a velocidade, colocando em risco de vida os transeuntes e principalmente alunos do educandário”.
Relata a história que 59 irmãs filhas de caridade de São Vicente de Paulo vieram da Polônia para Curitiba em 1904. Foram chamadas para atender os colonos poloneses, residentes no Abranches, onde fundaram a escola. Além de catequistas, as irmãs eram polivalentes no ensino, como farmacêuticas, enfermeiras e até parteiras, “realizando um serviço à comunidade que hoje, por meio do educandário, tem o respeito, admiração e cuidado dos moradores”, justificou o vereador. Em defesa do requerimento, acrescentou que “estabelecer limites de velocidade nesta via é condição fundamental para o retorno da segurança e do bem-estar entre os moradores pais de alunos e a direção do colégio”.
Rodovia
Ainda em relação aos abusos cometidos por motoristas nas vias públicas, Jairo Marcelino solicitou urgente implantação de lombada na pista lateral da Rodovia dos Minérios, sentido da capital para o vizinho município de Almirante Tamandaré. O maior perigo, segundo o terceiro-secretário, está no trecho compreendido entre as ruas Blaise Pascal e Luiz Cavichiollo. “Pelo descuido dos motoristas às normas do Código de Trânsito Brasileiro que fixam o limite de velocidade em 60 quilômetros horários nas vias urbanas, nosso pedido é prioritário para a construção de uma lombada”.
Estacionamento
O terceiro-secretário também solicitou atendimento ao requerimento de estabelecimentos comerciais situados na Rua José de Oliveira Franco, Bairro Alto, em criar um espaço de Estacionamento Regulamentado.
Na quadra de CEP 82.840-000, onde estão alguns importantes estabelecimentos comerciais, como a Assistência Técnica Carmona, Comercial 2006, Espaço de Arquitetura, Fius e Malhas Representações, GP Imports – comércio de peças e acessórios para veículos e Laboratório de Prótese Odontológica Expresso, também está localizada a farmácia Total. “Pela falta de um espaço apropriado para atender a necessidade e urgência dos clientes, a farmácia tem sofrido prejuízos, fato que é comum também aos demais deste endereço”, concluiu o vereador.