Solicitadas medidas de segurança para o trânsito
“Desde maio de 2011, o Brasil está sob a égide do Pacto Nacional pela Redução dos Acidentes no Trânsito, o Pacto pela Vida. A meta é reduzir o número de mortes e lesões em acidentes de transporte terrestre nos próximos dez anos, como adesão ao Plano de Ação da Década de Segurança no Trânsito 2011-2020, lançado na mesma data pela Organização Mundial da Saúde (OMS).” Quem recorda o fato é o terceiro- secretário da Câmara Municipal de Curitiba, vereador Jairo Marcelino (PSD).
O parlamentar cita a iniciativa nacional para identificar o problema local dos acidentes em vias da cidade e solicitar a implantação de alguns mecanismos de segurança para bairros da capital paranaense, como o São Lourenço, Santa Quitéria, Santa Cândida, Capão da Imbuia e Boa Vista. A implantação de uma rotatória, semáforo ou sinalização que permita maior segurança na travessia de pedestres na Rua Nilo Peçanha, esquina com Rua Orestes Beltrami, São Lourenço, foi uma das prioridades citadas pelo parlamentar, em relação ao Pacto pela Vida. Outro local com perigo iminente de acidentes é no bairro Santa Quitéria, onde é solicitada travessia elevada na Rua João Alencar Guimarães, recurso também pedido para a Rua Fernando de Noronha, na altura do número 1.682, Santa Cândida, e para a Rua Hayton da Silva Pereira, no Capão da Imbuia, imediações do número 1227. O estreitamento da pista na Rua Estados Unidos, entre as ruas Ary Barroso e dos Dominicanos, de modo a controlar a velocidade dos veículos que nela trafegam em velocidade incompatível com a segurança local, no bairro Boa Vista, fecha os locais mais urgentes mencionados pelo vereador.
Pacto
Jairo Marcelino lembra que, “de acordo com a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, o Brasil vive uma epidemia de acidentes de motocicleta e pedestres. No lançamento do pacto, em 2011, foram apresentados dados de uma pesquisa inédita, patrocinada pelo Ministério da Saúde, que analisou a associação entre o consumo de álcool e os acidentes de trânsito em seis capitais do país – Recife, Manaus, Fortaleza, Brasília, São Paulo e Curitiba. O estudo mostra que pedestres, ciclistas e passageiros também são responsáveis pelos acidentes de trânsito e reforça a necessidade de políticas públicas de educação voltadas a estas pessoas. Em seminário recente da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, o plano foi apresentado com o habitual detalhamento. Na proposta pretende-se implantar a Inspeção Técnica Veicular (ITV) até 2013, vistoriar 100% dos veículos até 2016, iniciar um programa de renovação da frota, de 2014 a 2020, e até criar um instituto de pesquisa sobre segurança veicular.
As medidas, sob o ponto de vista do parlamentar, acrescentam mecanismo de segurança no trânsito. Contudo, “esse é um problema que precisa ser encarado sob a responsabilidade de todos nós, que trafegamos pelas vias públicas, e dos organismos reguladores do trânsito. Sem esse consenso não será possível reduzir o número de acidentes”. Jairo Marcelino explica que, parte desse todo, ele faz sugerindo ou reivindicando obras e serviços para ampliar o trânsito seguro. Exemplos são os pedidos do último requerimento de sua autoria, para a rotatória, travessias elevadas, estreitamento de pista e revitalização da sinalização vertical e horizontal das principais ruas e avenidas, com especial cuidado para aquelas em que se localizam escolas e hospitais ou são vias do fluxo de linhas de ônibus do transporte coletivo urbano e intermunicipal.
O parlamentar cita a iniciativa nacional para identificar o problema local dos acidentes em vias da cidade e solicitar a implantação de alguns mecanismos de segurança para bairros da capital paranaense, como o São Lourenço, Santa Quitéria, Santa Cândida, Capão da Imbuia e Boa Vista. A implantação de uma rotatória, semáforo ou sinalização que permita maior segurança na travessia de pedestres na Rua Nilo Peçanha, esquina com Rua Orestes Beltrami, São Lourenço, foi uma das prioridades citadas pelo parlamentar, em relação ao Pacto pela Vida. Outro local com perigo iminente de acidentes é no bairro Santa Quitéria, onde é solicitada travessia elevada na Rua João Alencar Guimarães, recurso também pedido para a Rua Fernando de Noronha, na altura do número 1.682, Santa Cândida, e para a Rua Hayton da Silva Pereira, no Capão da Imbuia, imediações do número 1227. O estreitamento da pista na Rua Estados Unidos, entre as ruas Ary Barroso e dos Dominicanos, de modo a controlar a velocidade dos veículos que nela trafegam em velocidade incompatível com a segurança local, no bairro Boa Vista, fecha os locais mais urgentes mencionados pelo vereador.
Pacto
Jairo Marcelino lembra que, “de acordo com a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, o Brasil vive uma epidemia de acidentes de motocicleta e pedestres. No lançamento do pacto, em 2011, foram apresentados dados de uma pesquisa inédita, patrocinada pelo Ministério da Saúde, que analisou a associação entre o consumo de álcool e os acidentes de trânsito em seis capitais do país – Recife, Manaus, Fortaleza, Brasília, São Paulo e Curitiba. O estudo mostra que pedestres, ciclistas e passageiros também são responsáveis pelos acidentes de trânsito e reforça a necessidade de políticas públicas de educação voltadas a estas pessoas. Em seminário recente da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, o plano foi apresentado com o habitual detalhamento. Na proposta pretende-se implantar a Inspeção Técnica Veicular (ITV) até 2013, vistoriar 100% dos veículos até 2016, iniciar um programa de renovação da frota, de 2014 a 2020, e até criar um instituto de pesquisa sobre segurança veicular.
As medidas, sob o ponto de vista do parlamentar, acrescentam mecanismo de segurança no trânsito. Contudo, “esse é um problema que precisa ser encarado sob a responsabilidade de todos nós, que trafegamos pelas vias públicas, e dos organismos reguladores do trânsito. Sem esse consenso não será possível reduzir o número de acidentes”. Jairo Marcelino explica que, parte desse todo, ele faz sugerindo ou reivindicando obras e serviços para ampliar o trânsito seguro. Exemplos são os pedidos do último requerimento de sua autoria, para a rotatória, travessias elevadas, estreitamento de pista e revitalização da sinalização vertical e horizontal das principais ruas e avenidas, com especial cuidado para aquelas em que se localizam escolas e hospitais ou são vias do fluxo de linhas de ônibus do transporte coletivo urbano e intermunicipal.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba