Solicitadas medidas contra erosão na Barreirinha

por Assessoria Comunicação publicado 17/08/2012 18h50, última modificação 03/09/2021 07h51
A cidade de Curitiba possui projetos em andamento, de obras de prevenção de cheias para as principais bacias. Entretanto, a Câmara Municipal encaminhou à administração pública solicitações oficiais específicas  para o problema de erosão que vem ocorrendo no Rio Belém, região marginal à Rua Hassan Mohamed Haad, na Barreirinha.
A preocupação foi manifestada por moradores, que pedem práticas de conservação de limpeza e contenção  do desgaste da via pública, que é provocado pelo impacto das chuvas e a erosão do leito e da margem do rio Belém. O problema da margem ainda se acentua a cada período de chuvas, aumentando o perigo do avanço dos terrenos nas áreas residenciais.
A chuva é, sem dúvida, a principal causa para que ocorra a erosão e,  quanto maior a sua quantidade e frequência, mais irá influenciar o fenômeno. Situação idêntica prejudica moradores dos conjuntos habitacionais Abaeté e Andromeda, margeados pelo rio Bacacheri. Considerando que Curitiba tem registrado altos índices pluviométricos nos últimos meses, a cada chuva a desagregação dos torrões do solo amplia este tipo de  problema. O  processo pode levar a mais  alterações no curso dos rios e no relevo, resultantes da sedimentação do solo, daí a solicitação do Legislativo para atenção urgente aos pedidos.
As obras gerais estão previstas para as bacias dos rios Atuba, Barigui, Belém e Ribeirão dos Padilhas com investimentos do orçamento público, injetados pelas emendas parlamentares, que incluem também o rio Bacacheri.