Solicitada solução para acúmulo de água em rua

por Assessoria Comunicação publicado 03/03/2010 20h10, última modificação 29/06/2021 06h50
As águas pluviais que invadem a rua coronel Amazonas Marcondes, bairro Ahu, na altura do cruzamento com a  avenida Anita Garibaldi, exigem, segundo o vereador Jairo Marcelino (PDT), uma urgente providência da administração regional local. O pedido visa minimizar  prejuízos causados aos comerciantes e moradores por causa das últimas chuvas.
O parlamentar vê como necessária a retificação do leito da via pública para evitar que o acúmulo de águas pluviais neste trecho prejudique a população. Ainda pede que a administração municipal  promova restauração do leito do Rio Bacacheri, especialmente no trecho que fica nos fundos do conjunto Abaeté, região do bairro Boa Vista. Conforme a constatação do vereador, as “últimas chuvas também causaram profundo transtorno nesta área da cidade, com alagamentos de residências.” Além do fator de segurança pública advertido por Jairo Marcelino em  pronunciamento na  Câmara de Curitiba, há a somatória de prejuízos  comerciais e domiciliares. Jairo Marcelino comentou  que “o município, através da Administração Regional do Boa Vista e do Distrito Rodoviário, tem feito o que pode para conter os problemas na malha viária. Contudo, a época  característica de muita chuva impede que a  manutenção permaneça satisfatória.” O vereador acredita que sua solicitação será prontamente atendida, como em outras ocasiões em que representou a população prejudicada.
Semáforo inteligente
Jairo Marcelino também citou o problema de congestionamento do  trânsito. Nestas situações,  muito comuns em dias de chuva, “os veículos passam em velocidade sobre essas poças gigantes”. O perigo está na  formação de uma película de água entre a roda e o asfalto. O pneu perde momentaneamente o contato com o piso, deixando o carro descontrolado, podendo  ocorrer acidentes. Acidentes que, inclusive, ocorrem também pelo alto fluxo de veículos neste cruzamento, antecedido pela rua Tomazina. No local, o semáforo existente é de tempo insuficiente para atender a demanda de tráfego em todos os sentidos. “Considerando que as convergências são necessárias, solicitamos já há algum tempo um semáforo inteligente (de três tempos) para corresponder à necessidade do local”, argumentou o vereador Jairo Marcelino ao encaminhar o pedido.