Solicitada sincronia semafórica para área central da cidade

por Assessoria Comunicação publicado 20/08/2014 11h10, última modificação 27/09/2021 08h09

A agilidade do fluxo de veículos e segurança para a passagem dos pedestres nos cruzamentos representam o modal de trânsito proposto por gestões urbanas atuais e Curitiba está entre elas. Na Câmara Municipal, requerimento protocolado, nesta semana, enfoca a necessidade da sincronização dos semáforos, primeiramente para a área central da cidade e em seguida nos bairros mais solicitados pelo movimento diário de veículos e transporte coletivo.

São muitas as vantagens do sistema para melhorar a qualidade de vida à população e ganhos financeiros aos motoristas que diariamente enfrentam os transtornos dos congestionamentos. O texto do requerimento (044.08673.2014) exemplifica um dos problemas causados pela falta de sincronização: a partir do semáforo da avenida Visconde de Guarapuava com a rua Doutor Faivre, para com as demais vias transversais, o sucessivo congestionamento provocado pela divergência dos estágios. Há ainda, segundo o documento, “um grande prejuízo aos motoristas, pela redução do tempo dos estágios entre estes mecanismos”.

Com a sincronização, motoristas curitibanos poderiam ganhar na redução do tempo para fazer um mesmo percurso, o que hoje não acontece. A redução do consumo de combustível também é outro ganho comprovado em outras cidades com a sincronização semafórica. “Juntos, esses quesitos refletem na melhora da qualidade de vida da população, visto que a maior agilidade do tráfego implica em menor número de gases poluentes que são lançados no ar, portanto, menos aquecimento global”, diz o documento.

No contraponto do aumento das frotas urbanas, é preciso adoção de novas tecnologias para gerir o trânsito, evitando-se congestionamentos que acabem por influenciar na queda produtiva das cidades, enfatiza o requerimento protocolado no poder Legislativo. Exemplo, é o uso do sistema espanhol de semáforo inteligente. Esses mecanismos funcionam com sensores no asfalto, capacitados para medir o fluxo de veículos e a partir disso adequar os tempos dos semáforos da malha viária controlados por computadores.

Na mesma linha de adequação viária está o protocolo do requerimento 044.09402.2014 que pede semáforo na esquina das ruas avenida Iguaçu com Lindolfo Pessoa, no bairro Seminário. A solicitação parte de moradores e usuários destas vias que diariamente enfrentam uma grande dificuldade de travessia, indiferente de horário de pico.

Outros
Outros mecanismos de regulação e sinalização viária foram solicitados na Câmara de Curitiba para melhorar o trânsito. O requerimento 044.09401.2014 pede a implantação de faixa amarela em um dos lados da rua Brasilino Moura, no trecho entre a rotatória da rua Francisco Scremim até a lombada eletrônica, no bairro Ahú.

O requerimento 044.09403.2014 sugere implantação de lombada física na rua Paula Prevedello Gusso, altura do numeral 510, bairro Boa Vista, para oferecer segurança aos moradores da via e do entorno. Esta via tem fluxo contínuo de três linhas de ônibus e grande número de veículos que trafegam por ela como rua alternativa para desviar a avenida Anita Garibaldi.

Período eleitoral
Durante o período eleitoral, a Câmara de Curitiba não divulgará os autores das peças legislativas nas matérias de requerimentos e projetos. A instituição faz isso em atendimento às regras eleitorais deste ano, pois 37% dos vereadores são candidatos a outros cargos. Para que a comunicação pública do órgão não promova o desequilíbrio do pleito, a autoria ficará restrita ao SPL (Sistema de Proposições Legislativas).