Solicitada sinalização em frente à escola

por Assessoria Comunicação publicado 31/08/2012 19h35, última modificação 03/09/2021 08h10
Requerimento encaminhado pela Câmara de Curitiba, nesta semana, à administração municipal pede o retorno da sinalização específica de embarque e desembarque  em frente à escola municipal   Omar Sabbag, localizada  na Rua Pedro Bocchino,  bairro Cajuru. O documento representa professores e pais de alunos que desejam maior segurança para os horários de entrada e saída dos turnos escolares.
As placas de sinalização que ali se encontravam  foram retiradas por força de obras públicas realizadas no local. Desde então, as vans escolares ficaram sem ter uma forma adequada de estacionar em frente do estabelecimento e, menos ainda, na Rua Enedina Alves Marques, atrás da unidade.
Rotatórias
Outros requerimentos solicitam a implantação de rotatórias para organizar o tráfego de veículos nos bairros Cabral e Boa Vista. A principal vantagem da utilização deste mecanismo  é o aumento da segurança viária a partir da redução de conflitos na interseção e da redução da velocidade dos veículos nos pontos considerados críticos,  pela obrigatoriedade de  preferência de passagem aos que circulam na rotatória.
Uma das interseções está sendo solicitada para a esquina da Avenida Munhoz da Rocha com Rua Manoel Pedro,  no  Cabral, a fim  de   permitir  travessia segura e rápida sem maiores transtornos para os motoristas. A outra rotatória visa organizar o tráfego dos veículos na confluência das ruas Amazonas Marcondes com Santo Afonso Ligório e Vicente Ciccarino, no  Boa Vista.
Ainda segundo o requerimento, uma das grandes  vantagens da rotatória sobre o semáforo é a economia nos custos com combustível e  de implantação e manutenção. Por fim, destaca-se a garantia da acessibilidade, a partir da permissão de todas as conversões, visto que, usualmente, com a implantação do semáforo, as esquerdas são proibidas.