Solicitada série de melhorias em bairro

por Assessoria Comunicação publicado 24/06/2010 19h25, última modificação 30/06/2021 08h16
Segundo dados do Atlas de Desenvolvimento Humano no Brasil, o problema da pobreza é gerar a longo prazo um tipo de violência que agride a longevidade da população. Esta é uma preocupação do primeiro vice-presidente da Câmara de Curitiba, vereador Tito Zeglin (PDT), com a região do Tatuquara.
O bairro da região Sul da cidade, pertencente à Administração Regional do Pinheirinho, é um dos mais populosos e pobres de Curitiba. Para melhorar a vida dos quase 50 mil habitantes, Zeglin apela para a possibilidade da prefeitura realizar mais   benfeitorias em diversos setores, além das já implantadas.  Desde 2008, a região faz parte de um projeto piloto  do Portal dos Saberes sobre os  8 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, os ODM. Um  cruzamento de dados feito pelo Centro de Estudos em Segurança Pública e Direitos Humanos da Universidade  Federal aponta para o fraco crescimento do lugar, estimado em 3,8%. Conhecido por possuir em seu território a Ceasa, inaugurada em 1976, o bairro do Tatuquara começou a receber grandes investimentos e implantação de infraestrutura básica a partir de 93, quando a Cohab passou a direcionar seus projetos habitacionais para  grandes conjuntos, como as vilas Santa Rita, Jardim da Ordem, Santa Cecília, Moradias Monteiro Lobato, Moradias Paraná, Vila Evangélica, Riacho Doce, dentre outras.
O Tatuquara conta com postos de saúde, Armazéns da Família, Liceu de Ofícios, Farol do Saber, creches e várias escolas municipais e estaduais, se destacando o colégio estadual Desembargador Guilherme de Alburquerque Maranhão e as escolas municipais Darcy Ribeiro, Dona Pompília e Margarida Orso Dalagassa. O bairro  faz limite com o Pinheirinho, Cidade Industrial, Sítio Cercado, Campo de Santana e Umbará, além do município de Araucária, de onde vem um dos maiores problemas, que é o mau cheiro, assolando a população.
Todas estas questões fazem com que o vereador Tito Zeglin mantenha  ativa suas reivindicações para melhorar a qualidade de vida da população. Na área da saúde, reivindica a ampliação no número de médicos na Unidade de Saúde da Vila Pompéia e a desratização da rua Camilo Bueno, proximidades do número 100. Os moradores também pedem  redução no tempo de atendimento das consultas, mais medicamentos e médicos pediatras na unidade. E, a desratização é para acabar com a infestação ocasionada por uma  rede de esgoto a céu aberto.
Outra reivindicação feita por Zeglin visa melhorar a malha viária. Um dos locais apontados  é a rua João Bettega, trecho entre a estrada Bruno Almeida e rua Flávio Bonat. O vereador quer evitar "o risco constante de atropelamentos".  Segue-se a esses pedidos uma operação concentrada em todas as ruas  da localidade, além de intensificação dos programas de atendimento ao cidadão. Considerando as metas planejadas para 2011, o primeiro -ice acredita que a prefeitura irá melhorar significativamente o atendimento no posto de  saúde, prioridade na administração do prefeito Luciano Ducci.