Solicitada revitalização de anfiteatro

por Assessoria Comunicação publicado 03/03/2010 15h40, última modificação 29/06/2021 06h36
Os vereadores Tico Kuzma (PSB), João do Suco (PSDB) e Tito Zeglin (PDT) solicitarão à prefeitura de Curitiba a revitalização do anfiteatro construído na praça Zumbi dos Palmares, em 1991, como homenagem à participação dos povos africanos na história de Curitiba. Na época, o Consulado da República do Senegal participou da inauguração do espaço cultural, que hoje precisa de obras para a recuperação da sua infraestrutra.
"Vamos pedir a revitalização do anfiteatro e um plano de utilização à administração municipal", adianta Kuzma. Os parlamentares acreditam que uma gestão compartilhada do espaço entre a Fundação Cultural de Curitiba, o Instituto Municipal de Turismo, as secretarias municipais de Esporte e Lazer (SMEL) e da Educação (SME), por exemplo, garantiria a ocupação do anfiteatro durante todo o ano. Uma das sugestões dos vereadores é oferecer às escolas públicas a oportunidade de realizar a formatura de seus alunos no espaço revitalizado. A recuperação do anfiteatro, de acordo com os vereadores, incrementaria as obras que transformam a praça Zumbi dos Palmares em um ponto de referência para a cultura negra na capital do Paraná, com a construção de um portal temático e de totens para cada uma das 54 nações africanas.
Grama sintética
A praça Zumbi dos Palmares também receberá uma cancha de grama sintética, para a prática do futebol amador. O local que receberá o equipamento urbano inédito em Curitiba foi vistoriado pelos vereadores em companhia do secretário municipal de Esporte e Lazer, Rudimar Fedrigo; do superintendente da secretaria e ex-vereador, Angelo Batista; do superintendente de obras e serviços da Secretária Municipal do Meio Ambiente (SMMA), Sérgio Mateus; do administrador da Regional do Pinheiro, Fernando Janz, e do gerente de esportes da Regional Pinheirinho, Mauro Roberto Juhl, recentemente. Os parlamentares analisaram quais medidas complementares precisam ser adotadas para que a população usufrua da cancha de grama sintética, como a ampliação da iluminação pública e a melhoria das instalações sanitárias.