Solicitada mais segurança para pedestres em avenida

por Assessoria Comunicação publicado 01/10/2012 16h55, última modificação 03/09/2021 09h38
De acordo com normas estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro, ao cruzar uma pista de rolamento o “pedestre deverá ter precauções de segurança, levando em conta, principalmente, visibilidade, distância e velocidade dos veículos, utilizando faixas ou passagens a ele destinadas sempre que estas existirem”. Não é o caso da  Avenida Presidente  Arthur da Silva  Bernardes, no bairro Santa Quitéria.
A deficiência  de sinalização vem dificultando a travessia dos usuários da pista de caminhada do Parque Linear  da avenida, que diariamente  é utilizada por centenas de moradores deste e de outros bairros.  
Pedido para que sejam efetuados estudos  no sentido de melhorar as condições da travessia foi encaminhado pela Câmara Municipal de Curitiba para a Secretaria Municipal de Trânsito. O documento indica que o problema é maior  na esquina da Arthur Bernardes com as ruas Dr. Edmir Silveira DÁvila, São Leopoldo, Avenida Silva Jardim e na confluência da Avenida 7 de Setembro e Mário Tourinho. Essas travessias oferecem perigo para os pedestres e também provocam desestímulo no deslocamento dos usuários da pista de caminhada e ciclovia da Avenida 7 de Setembro e do Parque Linear da  Bernardes.
Prioridade
Conforme o artigo 68 do mesmo código, que estabelece  as normas de segurança para o trânsito de pedestres, “a circulação de transeuntes na pista de rolamento será feita com prioridade sobre os veículos,  exceto em locais proibidos pela sinalização e nas situações em que a segurança ficar comprometida”. No mesmo artigo, está assegurada ao pedestre a utilização dos passeios ou passagens apropriadas, o que também não ocorre, porque não há sinalização específica que possa ser observada pelos motoristas.