Solicitada linha de ônibus a usuários de posto de saúde
Estudos que permitam a implantação de uma linha de ônibus alimentadora partindo do terminal de Santa Cândida até o terminal do Boa Vista foram solicitados na Câmara de Curitiba. A intenção é atender usuários do transporte coletivo desta região, sobretudo idosos, deficientes físicos e cadeirantes que utilizam o posto de saúde 24 horas, localizado na Rua da Cidadania. A mesma linha de ônibus poderia atender aos usuários do Armazém de Família. A justificativa do documento destaca “a dificuldade enfrentada para se ter acesso aos locais mencionados”. O pedido coincide com a abertura das obras de benfeitorias no terminal da Santa Cândida, por onde passam por dia 12 linhas de ônibus e 40 mil passageiros. Na nova estrutura do terminal, de até 12,6 mil metros, haverá uma nova área de comércio e serviços e novas plataformas de embarque e desembarque com oportunidade para implantação da linha alimentadora, conforme a proposta.
Para fazer a solicitação foi levado em consideração o fato da frota de ônibus da capital contar com adequações que auxiliam todo tipo de passageiro. Além do planejamento de linhas e itinerários, os ônibus são acessíveis, com assentos preferenciais em cor diferenciada. Pela lei federal de acessibilidade no transporte, são reservados 10% dos assentos para idosos, gestantes e pessoas com deficiência e, ainda, adotadas placas de braile afixadas em frente aos bancos preferenciais, permitindo que deficientes visuais saibam do ônibus.
Terminais
A ligação entre os terminais de Santa Cândida e do Boa Vista tem sido uma reivindicação constante. Foram alegados estes e outros fatores, como criar atalhos para maior agilidade de acesso aos dois terminais e a movimentação de usuários, que é intensa em todos os horários do dia. O quesito de itinerário de linhas pode ser melhorado mais ainda, em relação ao índice de acessibilidade nos ônibus do transporte coletivo de Curitiba, que é o maior do país, segundo estudo Mobilize 2011, do portal Mobilize Brasil.
Mais um fator apontado é o da integração do itinerário sugerido com a Rede Integrada de Transporte (RIT), uma vez que o terminal de Santa Cândida atende a ramais interurbanos. A Rede Integrada é responsável por 73% da demanda por transporte coletivo de toda a Região Metropolitana de Curitiba.
Terminais
A ligação entre os terminais de Santa Cândida e do Boa Vista tem sido uma reivindicação constante. Foram alegados estes e outros fatores, como criar atalhos para maior agilidade de acesso aos dois terminais e a movimentação de usuários, que é intensa em todos os horários do dia. O quesito de itinerário de linhas pode ser melhorado mais ainda, em relação ao índice de acessibilidade nos ônibus do transporte coletivo de Curitiba, que é o maior do país, segundo estudo Mobilize 2011, do portal Mobilize Brasil.
Mais um fator apontado é o da integração do itinerário sugerido com a Rede Integrada de Transporte (RIT), uma vez que o terminal de Santa Cândida atende a ramais interurbanos. A Rede Integrada é responsável por 73% da demanda por transporte coletivo de toda a Região Metropolitana de Curitiba.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba