Solicitada limpeza de pichações na praça 19 de Dezembro

por Assessoria Comunicação publicado 29/07/2014 11h15, última modificação 24/09/2021 10h48

Requerimento protocolado nesta segunda-feira (28), na Câmara Municipal, solicita à Prefeitura de Curitiba a limpeza das pichações na praça 19 de Dezembro, Centro, também conhecida como praça do Homem Nu. A proposição alerta, em especial, à ação dos vândalos no obelisco, na estátua da mulher e nos painéis (044.08856.2014).

“Solicitamos providências quanto aos monumentos que foram pichados, fato que causa incômodo à população que por ali passa diariamente e se depara com a ação dos vândalos, que dão tom de abandono para o local”, justifica o texto. O nome da praça remete à data em que se comemora a emancipação política do Paraná: 19 de dezembro de 1853.

O logradouro foi inaugurado no centenário da emancipação do estado da Província de São Paulo. Um dos alvos de pichação, o obelisco de pedra, traz dizeres alusivos à data. A estátua do homem nu remete ao paranaense olhando em direção ao futuro (já o monumento feminino foi incorporado à praça em 1972). O painel de Poty Lazzarotto, por sua vez, retrata em azulejo episódios importantes da história do Paraná, enquanto o painel em granito, de Erbo Stenzel, ilustra os ciclos econômicos.

O requerimento destaca que a reivindicação foi apresentada por moradores da região na ferramenta digital de comunicação Colab.re. Pela rede social da prefeitura, disponível também em aplicativo para celular, os cidadãos podem fiscalizar, propor ideias e avaliar serviços, em diferentes categorias (como limpeza, poluição sonora, maus-tratos a animais e buracos nas vias). Cada sugestão ou crítica gera um protocolo, para o acompanhamento da solicitação.

Período eleitoral
Durante o período eleitoral, a Câmara de Curitiba não divulgará os autores das peças legislativas, como matérias de requerimentos e projetos. A instituição faz isso em atendimento às regras eleitorais deste ano, pois 40% dos vereadores são candidatos a outros cargos. Para que a comunicação pública do órgão não promova o desequilíbrio do pleito, a autoria ficará restrita ao SPL (Sistema de Proposições Legislativas), que pode ser acessado clicando-se sobre o código da proposição.