Solicitada implantação de dispositivos de segurança viária

por Assessoria Comunicação publicado 05/06/2014 17h25, última modificação 24/09/2021 08h30

Um estudo de engenharia que comprove a possibilidade de implantação de semáforos nos bairros Hugo Lange e Jardim Social, foi solicitado na Câmara de Curitiba pelo vereador Zé Maria (SDD). Ele também pediu um redutor de velocidade, no Bacacheri, a fim de atender frequentes reivindicações de comerciantes e moradores.

Os requerimentos 044.06462.2014, 044.06467.2014 e 044.06634.2014 foram encaminhados para o setor de análise e implantação de equipamentos de controle semafórico da Unidade de Operação e Controle de Tráfego da Setran (Secretaria Municipal de Trânsito).

Nos dois primeiros documentos, o vereador explica a intenção de viabilizar melhoria geral das condições de segurança no cruzamento entre a avenida Nossa Senhora da Luz e rua Simão Bolívar, no Hugo Lange; e da mesma via Nossa Senhora da Luz no cruzamento com a rua Archimedes Cruz já na altura do Jardim Social. “Os pedidos para implantação dos equipamentos têm o propósito de guarnecer esses locais com uma sinalização mais incisiva, que seja melhor obedecida do que a pintura de faixas ou placas”, justifica Zé Maria.

No terceiro requerimento o vereador pede um redutor de velocidade para a rua Nicarágua, trecho entre as ruas Marechal Trompowski e Aviador Luis Bergmann, no Bacacheri. Zé Maria explica que “os moradores, comerciantes e usuários da via reclamam uma solução urgente para a questão. É grande a confusão do tráfego na região, por causa da alta velocidade e do desrespeito dos motoristas ao direito de passagem dos pedestres”.

A rua Nicarágua concentra muitos estabelecimentos comerciais, entre eles, panificadora, salão de beleza e academia de ginástica. O vereador reconhece que “em matéria de segurança viária, é muito mais eficaz a conscientização da população do que a aplicação de dispositivos de controle; entretanto, as duas opções podem ser de valia na diminuição de acidentes e para maior conforto de convivência entre motoristas e pedestres”.

Ele destaca que o problema é antigo. Em 2012, a administração municipal não deu resposta ao requerimento 044.08413.2012, “e agora, com o aumento na frota de veículos, a situação está bem pior” frisou o parlamentar.

Por dentro do SPL
Todos os requerimentos estão disponíveis na internet, dentro do Sistema de Proposições Legislativas (SPL). Basta, depois de ter acessado a página da Câmara de Curitiba, clicar sobre o banner verde “Atividade Legislativa”, na parte de baixo da tela, preencher a autenticação eletrônica, e digitar o código dos requerimentos na seção “Busca Rápida”.