Solicitada academia para o bairro Ahu

por Assessoria Comunicação publicado 01/12/2011 18h05, última modificação 13/08/2021 08h04
A implantação das academias ao ar livre em Curitiba faz parte de um programa de saúde preventivo, com equipamentos para melhorar a condição física e qualidade de vida da população. O terceiro-secretário da Câmara Municipal, vereador Jairo Marcelino (PSD), propõe que mais uma seja instalada no bairro Ahu. Tudo depende da reivindicação ser atendida pelo prefeito Luciano Ducci. O chefe do Executivo promete fechar o ano com 114 novas academias. "E, até o fim de 2012, serão 132 equipamentos", diz.
Nesta margem, o parlamentar quer incluir o pedido dos moradores da região e seu entorno na busca da saúde plena na terceira idade e também aos jovens interessados. Ele sugere a implantação no Largo Vereador Dorgelo Biazzeto, para onde converge a atenção dos moradores do bairro "e onde seria o local mais adequado para a academia", justifica. "Os equipamentos são indicados principalmente para a terceira idade, mas podem ser usados por qualquer pessoa, funcionando como uma academia de ginástica ao ar livre", completa.
Parques
A revitalização de parques e praças na periferia da cidade é outra reivindicação apresentada pelo terceiro-secretário para as secretarias do Meio Ambiente e Esporte, Lazer e Juventude. O foco principal é a utilização de algumas praças para o lazer infantil. "Estamos procurando atender os pedidos da comunidade que chegam até nós em relação à precariedade de conservação de alguns parques e praças da capital", observou o parlamentar. Conforme ouviu de moradores dos bairros mais afastados, "o material usado na construção dos aparelhos apresenta pontos de ferrugem. A areia em canchas e parquinhos está desgastada, em casos mais críticos, suja pelo acúmulo de excrementos de cachorro ou gatos. Em suma, os locais estão impróprios para uso e permanência de crianças". A manutenção destes locais, do ponto de vista do vereador, "deve ser feita de forma programada, permitindo que o material desgastado seja substituído sem prejuízo para os usuários".