Solenidades vão homenagear Carnaval e Casa do Estudante Luterano Universitário
Nos próximos dias, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) promove duas sessões solenes, para homenagear o Carnaval da cidade e a Casa do Estudante Luterano Universitário. As solenidades foram aprovadas pelo plenário, na semana passada, e serão realizadas nesta terça-feira (27) e quarta-feira (28), respectivamente. Haverá transmissão pelas redes sociais do Legislativo.
A sessão solene para homenagear o Carnaval da capital do Paraná e os atores envolvidos da tradicional festa será promovida pela Frente Parlamentar do Samba, do Carnaval e das Políticas Culturais da CMC. O grupo é presidido por Angelo Vanhoni (PT). O requerimento que agendou a solenidade foi aprovado pelo plenário no dia 19 de fevereiro (061.00020.2024).
Segundo o parlamentar, a frente parlamentar, criada em 2023, teve uma atuação forte, reunindo representantes da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), das escolas de samba, dos blocos carnavalescos, além de agentes culturais. O diálogo com todo os envolvidos na realização da festa, contribuiu com o sucesso do Carnaval, “que superou todas as expectativas” e, agora, o intuito da solenidade é agradecer o trabalho realizado por todos durante o evento.
Serão homenageados pela Câmara Municipal os blocos Boêmios e Madames, Garibaldis e Sacis, Rancho das Flores, Púrpura, Maracatu Aroeira, Afro Pretinhosidade, As Extraordinárias, Boca Negra; o Grupo de Afoxé; e as escolas de samba Deixa Falar, Imperatriz da Liberdade, Enamorados do Samba, Acadêmicos da Realeza, Mocidade Azul, Embaixadores da Alegria, Leões da Mocidade e Os Internautas de Pinhais. A sessão solene será nesta terça-feira (20), às 19h, no Palácio Rio Branco.
Casa do Estudante Luterano comemora 54 anos na CMC
Na quarta-feira (21), também às 19h30, será a vez de Bruno Pessuti (Pode) promover uma sessão solene em homenagem ao aniversário de 54 anos da Casa do Estudante Luterano Universitário (CELU). Fundada em 1970, a instituição acolhe jovens estudantes universitários que vêm a Curitiba para fazer um curso superior, proporcionando a eles um ambiente sadio, humano, com condições de estudo.
A CELU fica em frente ao Passeio Público em um imóvel doado pela família Hebert Kaehler e tem o apoio financeiro da Igreja Luterana. “Desde sua fundação, a entidade desempenha um papel nobre, abrigando jovens estudantes vindos das mais diversas partes do Brasil e do Mundo, sem distinção de raça ou credo, oferecendo não somente uma simples moradia, mas uma universidade da vida, um ambiente propício para o crescimento pessoal, espiritual e profissional além da criação de um grande senso de organização e responsabilidade, sendo esta hoje uma das melhores casas de estudantes do Brasil”, disse o vereador.
A mesa de autoridades da solenidade contará com a presença do ex-governador Orlando Pessuti; de Diogo De Ávila, presidente do CELU; de Roberto Godoi, ex-presidente da instituição; Augustinho Zucchi, ex-morador do CELU. Também são esperadas as presenças de outros membros da diretoria da instituição e de representantes da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A proposição que agendou o evento foi aprovada pela CMC também no dia 26 de fevereiro (061.00025.2024).
Quando são realizadas as sessões solenes da Câmara de Curitiba?
As sessões solenes, segundo o Regimento Interno do Legislativo de Curitiba, são convocadas para a entrega de honrarias e de “outras homenagens que a Câmara Municipal entender relevantes”. Também são realizadas para dar posse ao prefeito e ao vice-prefeito do Município, instalar legislaturas e comemorar fatos históricos.
A concessão de títulos e prêmios, na CMC, é regulamentada pela lei complementar 109/2018. As honrarias, segundo a legislação municipal, são entregues “sem preconceito de cor, raça, crença ou idade” a cidadãos de destaque em suas áreas e que tenham prestado relevantes serviços à comunidade curitibana.
Ambas as solenidades desta semana serão transmitida pelas redes sociais da Câmara: no YouTube, no Facebook e no Twitter. Clique aqui para ver todas as sessões solenes já realizadas em 2024.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba