Solenidade na Câmara homenageia Dia Internacional da Mulher

por Assessoria Comunicação publicado 09/03/2016 08h10, última modificação 06/10/2021 07h03

Às 20h desta terça-feira (8), a Câmara promoveu uma sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Todas as vereadoras da Casa indicaram nomes de mulheres que, em razão de seus méritos, foram agraciadas com premiações.

A sessão foi presidida por Noemia Rocha (PMDB) e, além das vereadoras Professora Josete (PT), Dona Lourdes (PSB), Carla Pimentel (PSC) e Julieta Reis (DEM), também contou com Liana Maria da Frota Carleial, presidente do Instituto Municipal de Administração Pública, representando o prefeito; Maria de Lourdes Santos Iargas dÁvila, representando a secretária de recursos humanos Meroujy Giacomassi Cavet; e Gláucio José Geara, vice-presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP).

Em sua saudação aos homenageados, Julieta Reis destacou que “as mulheres de hoje não têm ressentimentos, mas querem rir, querem amar, querem recitar poemas, querem fumar charutos (algumas), beber uísque no final da tarde (algumas), querem escrever livros, publicar textos, desenvolver projetos, liderar uma comunidade, colher vitórias profissionais... Elas querem tudo isso, sem, no entanto, desprezar o papel de mãe, cuidadora, professora, enfermeira, secretária, líder de grupo, ajudante, cozinheira, produtora... profissões dignas que precisam ser reconhecidas como essenciais”.

Ela lembrou que foi autora de um projeto de lei que culminou com a sanção da lei municipal 12.220/2007, que dispõe sobre a obrigatoriedade das empresas instaladas no município com pelo menos 30 funcionárias mulheres, com mais de 16 anos de idade, disponibilizar instituição de ensino aos filhos em idade pré-escolar

Agradecimento
Em nome das homenageadas, Kelce Elene Mei Torres Alves [homenageada da vereadora Carla Pimentel] promoveu o agradecimento. Ela destacou em sua fala que as mulheres têm, cada vez mais, ocupado espaço mais significativo. “Dados revelados pelo Sebrae revelam que 52% dos novos empreendedores são mulheres. A presença das mulheres nos cursos superiores também já superou a dos homens há muito tempo”. Apesar disso, a condição feminina também apresenta outros desafios: “o lar”, diz ela, “é uma empresa com horários e administração do tempo, metas, superação diária, cooperação, busca envolver os integrantes a cumprir a missão, compartilha os valores. Também tem cobrança de resultados, alinhamento das expectativas, comprometimento, busca de força nas adversidades e celebração de vitórias”.

Homenageadas de Professora Josete
Claudia Regina Baukat Silveira Moreira, professora universitária, lecionando as disciplinas de Antropologia e Sociologia, Educação das relações étnico-raciais e Direito, gênero e sexualidade no curso de Direito da Universidade Positivo. Nascida em 08 de fevereiro de 1974, a homenageada iniciou sua carreira no Magistério na Rede Municipal de Ensino de Curitiba, lecionando nas séries iniciais, em 1992. Entre 2002 e 2005 integrou a direção do Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Curitiba (SISMMAC);

Cibelle Santos de Oliveira, advogada, promotora legal popular, militante da Marcha Mundial das Mulheres e da Rede de Mulheres Negras do Paraná. Além de manter seu escritório voltado para a advocacia popular, atua profissionalmente junto à Prefeitura Municipal de Adrianópolis prestando atendimento jurídico gratuito, em especial às comunidades quilombolas;
 
Ilma Alves Bomfim, nascida em 11 de setembro de 1951 na cidade de Wenceslau Braz. Participou das primeiras reuniões da fundação do sindicato dos servidores públicos municipais de Curitiba. Atuou como dirigente do SISMUC a partir do segundo mandato e também nos movimentos contra a privatização das creches. Desde então, sempre esteve envolvida no movimento sindical como dirigente ou base do SISMUC. Atualmente trabalha na FAS na Casa de Acolhimento do Pequeno Cidadão;
 
Vera Márcia Mortean. Há 19 anos integra o quadro de profissionais da educação do Colégio Estadual Jayme Canet, na disciplina de Biologia. Por muitos anos tem participado ativamente da luta da categoria como representante sindical escolar e dos cursos de formação da APP – Sindicato, onde atualmente integra a direção Regional do Núcleo Sindical Sul, na pasta da Secretaria de Organização;

Sylvia Malatesta, militante no movimento popular no Paraná desde 2008, presta assessoria a diversas Associações de Moradores na Região Metropolitana de Curitiba e atualmente compõe a Coordenação do Movimento Popular por Moradia (MPM).

Homenageadas de Noemia Rocha
Maria Cristhina de Souza Rocha, psicóloga, especialista em Desenvolvimento Gerencial e mestre em Administração Pública. Ela é gerente de Projetos de Articulação Estratégica e Inovação do SESI Paraná, e professora de instituições de ensino superior, integrando o Conselho Universitário e o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Paraná. A homenageada também é membro do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas do Paraná e representante do Sistema FIEP no Comitê Brasileiro do Pacto Global e nas reuniões de governança da Rede Brasileira do Pacto Global;

Estelamaris Garcia Corrêa Vargas, cantora profissional e trabalha como backing vocal no segmento gospel, participando de várias gravações em estúdios de Curitiba. É professora de teclado, de técnica vocal e coach vocal, preparando a voz de diversos cantores. Sua rotina se divide entre a vida profissional e as funções de esposa e mãe. Atualmente, exerce a função de “Líder das Mulheres Vitoriosas” e “Ministra de Louvor” na igreja Assembleia de Deus Vitória em Cristo;

Danielli Mombelli de Mattos, pastora presidente da “igreja Ministério Levando Vida”, atuando como palestrante para casais, jovens e dependentes químicos. Como pregadora do evangelho possui dezenas de dvds gravados e dois livros de sua autoria, o “Entre a fé e a razão” e “Ele tem o poder de ressuscitar seus sonhos”. Apresenta diariamente um programa na rádio Gospel FM. É fundadora do projeto social Anjos da Madrugada, levando roupas e alimentos aos moradores de rua e fazendo encaminhamentos de dependentes químicos para casas de recuperação. Além disso, atua em projetos missionários na Índia, África e Paraguai.

Maria Julia Xavier. Formada em serviço sociaçl e pedagogia possui pós-graduação em psicopedagogia clínica e institucional, com especialização no terceiro setor. Atuou como assistente social na implantação de projetos de geração de renda da casa da Criança Tia Tereza e como coordenadora executiva de projetos sociais na Associação de Proteção á Infância Vovô Vitorino.

Suely Barcaro Brito. Ligada a projetos sociais e de evangelização, atua no Ministério da Ação Social promovendo bazares a fim de auxiliar famílias carentes. Atua ainda no projeto Ponte, que trabalha com os andarilhos, dependentes qupimicos, além de auxiliar o CAEBE (Centro de Apoio ao Estrangeiro), voltado aos refugiados sírios, angolanos e haitianos.

Homenageadas de Julieta Reis
Terezinha Pereira Abbage, Diretora Geral no Clube Curitibano, diretora social no departamento feminino da Saben, (Associação Árabe de Beneficência do Paraná), e participante da Conseg da Água Verde. De 2000 a 2002 foi à primeira ouvidora do Clube Curitibano, sem remuneração, prestando total dedicação ao associado. Nascida em 31 de outubro de 1946, em Jacarezinho (PR). Casou-se com Nicolau Elias Abagge, com quem teve três filhos e cinco netos e de quem enviuvou em 2005. Hoje está casada com o cirurgião dentista Antônio Cesar Mendes dos Santos.
 
Maria Cristina Fernandes Medeiros Coutinho. Nascida em 21/10/58 Cidade, Maria Cristina é Vice-Presidente da Associação Comercial do Paraná [gestão atual] e Coordenadora do Conselho da Mulher Empresaria da Associação Comercial do Paraná [gestão atual]. Entre outras atividades, foi Presidente da Liderança Feminina das Despachantes do Estado do Paraná; Coordenadora da Câmara Setorial dos despachantes Documentalistas na ACP e Presidente do Conselho Regional dos Despachantes Documentalistas do Estado do Paraná.
 
Bernadete Zagonel. Doutora em Musica pela Universidade Sorbonne (Université de Paris IV), é Coordenadora do Conselho de Assuntos Culturais da Associação Comercial do Paraná, do qual foi idealizadora e fundadora, é Conselheira do Movimento Pró-Paraná e da ACP e Membro do Corredor Cultural como representante da ACP. Tem 19 livros publicados sobre educação musical e o ensino de música na escola, publicou inúmeros artigos acadêmicos em revistas especializadas, e foi articulista do jornal Gazeta do Povo durante mais de 10 anos. Apresentou e coordenou a produção do programa de TV “Musica no Ar”, veiculado pela CWBTV, hoje no youtube, produzido pelo Centro Universitário Uninter.
 
Leonilda Rodrigues Wallendorf. Voluntária da Pastoral da Criança desde 1999, organizou e participou de inúmeros eventos, pesagens, visitas domiciliares e  atendimentos de crianças, gestantes e lactantes domiciliados em áreas carentes de recursos. Fornece gratuitamente para necessitados a farinha Multimistura. Parceira de clube de mães, associações de moradores e do CRAS Cachoeira, auxilia com a arrecadação do que for necessário, para as realizações das festas para as crianças da comunidade, como páscoa, dia das crianças e natal.

Heidmarie Graf Schreiber. Fundadora do grupo Alegria Arte de Viver, que busca amparar pessoas só ou que quem aumentar seu círculo de amizades. Atualmente Heidmarie é auxiliada por 20 voluntárias no atendimento de aproximadamente 250 integrantes. A homenageada trabalhou na Escola Municipal Papa João XXIII no Portão e em outras escolas do Município.

Homenageadas de Carla Pimentel
Kelce Elene Mei Torres Alves, com formação e pós-graduação em enfermagem pediátrica, atua como pastora na comunidade Cristã Reviver; Michelle Fernanda Trovati. Empresária graduada em administração com pós-graduação em empreendedorismo atuando há 21 anos no ramo de pneus, é proprietária da empresa Pneutek Comércio de Pneus Ltda e da Chácara Krzak, espaço para eventos; Silvana de

Fátima Weber Lindolpho. Sócia da empresa Weber Sistemas de Construção a Seco ltda atua no ramo da construção civil desde fevereiro de 2007, gerenciando o departamento de recursos humanos. Desde 2010 lidera o Ministério de Intercessão da Igreja Batista Nacional do Cajuru; Vania Ferreira de Souza – formada em educação físaica e em teologia, atua no Ministério da Igreja Evangelho Eterno e foi coordenadora do Projeto REVER – Restaurando Vidas e Equipando Restauradores;

Vivian Tebecherani Fernandes – Bacharel em teologia, atua como voluntária ma Associação Rencontro com Deus. Foi coordenadora do projeto Consciência Rosa e gerente de projetos sociais da Associação Batista de Ação Social de Curitiba. Atuou na organização de fóruns, seminários e encontros voltados para a área social.

Homenageadas de Dona Lourdes
Annunciada Lucia de Lima Oswald – viúva após 27 anos de casamento e com dois filhos retomou seus estudos no Colégio Estadual do paraná no curso técnico de teatro e posteriormente cursou licenciatura em artes cênicas e pós-graduação em teatro. É atriz e diretora de produção;

Franciusca Ana da Rocha – inicialmente trabalhadora em “casa-de-família”, ainda hoje tem o sonho de retomar seus estudos abandonados na infância em virtude da falta de oportunidades. Sonha com sua casa própria, trabalha no comércio e em serviços gerais, serbvindo de exemplo e reflexo de tantas brasileiras que trilham suas vidas de forma digna sem desistir de seus sonhos;

Geisa Costa (Jesuína Aparecida Costa) atriz paranaense, produtora cênica, contadora de histórias, camareira e contra-regra, atuou em inúmeras companhias de teatro, sempre com grande destaque. Participou de festivais internacionais e atividades culturais no teatro, cinema e televisão. Em 2002 conquistou o Troféu Gralha Azul, principal premiação paranaense dedicada à classe artística teatral.

Todas as imagens podem ser conferidas no Flickr da Câmara.