Solenidade marca os 50 anos do Evangélico

por Assessoria Comunicação publicado 13/10/2009 18h25, última modificação 28/06/2021 07h22
A vereadora Noemia Rocha (PMDB) participou de sessão solene comemorativa aos 50 anos do Hospital Evangélico. A solenidade, realizada na semana passada, lotou o plenário do Centro Legislativo Presidente Anibal Khury.
Segundo Noemia, é uma grande alegria prestigiar a comemoração de uma referência na área da saúde. “Fico muito feliz em ver que a comunidade evangélica se preocupa tanto com a população, já que cerca de 85% dos atendimentos são pelo SUS”, destacou.
Em seu discurso, Constantino Miguel Neto, diretor-geral do Evangélico, relembrou outros tempos. “Desde 1969, faço parte desta história, como estudante e médico. Tive o prazer de ver este hospital crescer e tornar-se o que é hoje.” O diretor ainda destacou: “Hoje, é um patrimônio do Estado do Paraná e cumpre o papel que é esperado de um hospital universitário.”
Homenagem
Na cerimônia foi exibido vídeo institucional sobre as ações realizadas ao longo destes anos, além dos projetos visados pela instituição. Depois foram entregues placas em homenagem às pessoas que lutaram por este crescimento. A solenidade – com a participação do Coral Paraná e da Banda da Polícia Militar – teve a presença de representantes da Sociedade Evangélica Beneficente de Curitiba (SEB), diretoria, corpo clinico, estudantes, funcionários e voluntários.
Infraestrutura
O Evangélico possui complexo hospitalar de 45 mil metros quadrados, distribuídos em 660 leitos, UTI Geral, UTI cirúrgica, UTI coronariana, UTI neonatal – totalizando 60 leitos de UTI – e 22 salas cirúrgicas. Também conta com 450 médicos e 3.500 funcionários.
Referência nacional e internacional em várias especialidades, presta mais de um milhão de atendimentos ao ano. Em média, são realizados diariamente 110 cirurgias, 30 partos, 100 internamentos, 3.800 exames, gerando movimento diário aproximado de 7 mil pessoas em suas dependências.