Solenidade marca entrega do Prêmio Servidor Público Padrão 2024 na CMC
Prêmio Servidor Público Padrão 2024 foi entregue nesta quinta-feira (28) na Câmara Municipal de Curitiba. (Fotos: Claudio Sehnem/CMC)
Nesta quinta-feira (28), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) realizou uma sessão solene para a entrega do Prêmio Servidor Público Padrão 2024. A cerimônia foi presidida pelo vereador Marcelo Fachinello (Pode), presidente da Casa, que destacou a escolha da data da solenidade coincidindo com o Dia do Servidor Público (28 de novembro).
Compuseram a mesa: Osias Moraes (PRTB), primeiro-secretário da CMC; Tito Zeglin (MDB), primeiro-vice-presidente; Mauro Ignácio (PSD), segundo-presidente; Leonidas Dias (Pode), quarto-secretário; Sidnei Toaldo (PRD); e Giorgia Prates – Mandata Preta (PT), representando a vereadora Professora Josete (PT). Também estavam presentes os vereadores Zezinho Sabará (PSD); Nori Seto (PP); João da 5 Irmãos (MDB); Bruno Pessuti (Pode); Jornalista Márcio Barros (PSD); Rodrigo Reis (PL); Marcos Vieira (PDT); Hernani (Republicanos); Alexandre Leprevost (União); Herivelto Oliveira (Cidadania); e Tico Kuzma (PSD).
Assista à sessão no canal da CMC no YouTube
Servidores garantem Curitiba ser uma das melhores cidades do planeta
Bruno Pessuti iniciou sua saudação aos homenageados lembrando que a Câmara Municipal é a instituição política mais antiga da cidade. “Desde que Curitiba foi fundada, é pela Câmara que passam os homens que constroem as políticas e ações que compõem o dia a dia da cidade. Todos os assuntos de interesse do município – da maioria da população ou apenas de uma pessoa – são resolvidos aqui dentro. O que aqui acontece deve reverberar, pois aqui é a Casa do Povo”, afirmou o parlamentar.
Para Pessuti, se Curitiba é hoje classificada como uma das melhores cidades do planeta para se viver, muito se deve ao trabalho desenvolvido pelos servidores. “Se somarmos a população da capital à população da Região Metropolitana (que gira em torno de 4 milhões de habitantes), os desafios são muitos e os servidores se esmeram para entregar, na medida do possível, qualidade de vida para a população”, frisou o vereador.
Pessuti ainda fez menção ao fato de que Curitiba conta com os melhores e mais capacitados servidores públicos do Brasil. “Seja na área da educação, da saúde, dos esportes, em todos os setores os servidores de Curitiba são os melhores”, disse o vereador. Para Bruno Pessuti, num universo de 1,8 milhão de pessoas (a população da capital), só 100 mil cidadãos trabalham como servidores e, dentre eles, os vereadores escolheram os nomes homenageados. “Sintam-se honrados”, finalizou o parlamentar.
“Minha esposa faleceu no mês passado, mas está orgulhosa”
Jean Emmanuel Kulcheski, diretor de Lazer na Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude, iniciou sua fala de agradecimento dizendo ser uma honra poder falar em nome de todos os homenageados com o Prêmio Servidor Público Padrão. Ele também agradeceu a Deus e dedicou o prêmio a seus pais, sua esposa e sua filha.
“A minha esposa faleceu no mês passado, mas, onde ela estiver, com certeza está orgulhosa desse prêmio”, disse Kulchelski. Para ele, há momentos em que os servidores acabam ultrapassando seus horários para prestar um bom serviço, ou acordando às 3h da manhã para ajudar o preparo de um evento. Tenho certeza que muitos servidores de todas as secretarias já passaram por isso, e essa é a nossa missão. Continuemos a servir”, concluiu.
Homenageados
Jean Emmanuel Kulcheski (Marcelo Fachinello). Após ser aprovado no concurso público municipal, ocupou a função de Orientador em Esporte e Lazer. A partir de 2009, trabalhou na Coordenação de Esporte Comunitário, Coordenação de Esporte Estudantil, Coordenação de Esporte de Rendimento, Coordenação de Centro de Esporte e Lazer, Gerência de Esporte, Gerência de Incentivo ao Esporte, sendo que, atualmente, está à frente da Diretoria de Lazer.
Aristides Mariano de Camargo (Mauro Ignácio). Em 1984, Aristides Mariano de Camargo iniciou sua carreira na Frei, órgão que mais tarde se juntou à Secretaria da Criança, dando origem à Fas. Em 1986, Aristides prestou concurso público para auxiliar administrativo. No início dos anos 1990, passou em um concurso interno para assistente administrativo. Atualmente, em tempo de se aposentar, ele trabalha no Sistema nacional de Emprego (Sine).
Simone Lourenço Vieira Padilha (Rodrigo Reis). Professora de Ensino Especial na Escola Especializada Primavera (Secretaria do Estado do Paraná).
Denise Cristina Gameiro (Oscalino do Povo). Ingressou na Secretaria Municipal de Urbanismo em 2007, atuando no Departamento de Controle de Edificações; foi membro da Comissão de Segurança das Edificações (Cosedi), do Conselho Municipal de Urbanismo (CMU). Foi chefe de divisão nos Núcleos Descentralizados da Secretaria Municipal de Urbanismo dos bairros Boqueirão, Pinheirinho e Tatuquara.
Patrícia Amorim Weiss (Bruno Pessuti). Concursada pela Prefeitura Municipal de Curitiba para a Secretaria Municipal de Educação, foi disponibilizada para a Secretaria de Esporte e Lazer (Smelj). Também é idealizadora dos projetos: "Psicomotricidade na Escola Municipal de Curitiba" e "Ambientação Aquática" para alunos da hidroginástica com fobia de água, pela Smelj.
Arlete Gomes dos Santos Nascimento (João da 5 Irmãos). Sua carreira teve início em 1996. Trabalhou nos CMEIs Conjunto Araguaia, Moradias Iguaçu, Vila Camargo, São Domingos, Vila Lorena e Santo Antônio. Em 1997, foi pro CMEI Tia Chiquita, lá ficou até Setembro de 1999, quando retornou para a regional Cajuru, no CMEI Vó Nazareth.
Mirelle Pereira Fonseca (Tico Kuzma) Departamento Financeiro da Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Feas). Integra a Comissão Permanente de Licitações da Feas.
Maria das Dores Paschoal Ruiz Merchi (Marcos Vieira). Iniciou sua carreira em 1999 e, desde 2012, Maria representa a Rede de Proteção da Unidade de Saúde João Cândido, evidenciando seu papel na integração de serviços de saúde e assistência social.
Marilene Suely Sares Carvalho Cesar (Mauro Bobato). Ingressou na Prefeitura Municipal de Curitiba, em abril de 2001, como agente público. Em 2003, prestou o concurso e passou a fazer parte do quadro de servidores estatutários. Marilene trabalhou nas regionais Portão, CIC e Pinheirinho. Desde 2015, está lotada na Regional do Tatuquara e, a partir de 2017, passou a responder pela Coordenação Técnica.
Paulo Renato Ribeiro (Zezinho Sabará). Orientador em Esporte e Lazer da Prefeitura Municipal de Curitiba desde 2009. Atuou como: coordenador do Centro de Esportes e Lazer Rua da Cidadania Fazendinha; coordenador do programa Linha do Lazer; coordenador do Clube da Gente Tatuquara; coordenador do eixo Lazer na Cidade; chefe de núcleo da Semlj na Regional Bairro Novo; e, desde 2019, é chefe do núcleo da Smelj na Regional CIC.
Marcelo Luis Miranda (Osias Moraes). Ingressou na Prefeitura de Curitiba em 1996, inicialmente no setor de Recursos Humanos. Em 2004, transferiu-se para a Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), na qual assumiu a coordenação de projetos do Departamento de Lazer. Em 2018, foi promovido a chefe de núcleo da Semlj Regional Portão, uma posição que demanda não apenas habilidades técnicas, mas também profundo compromisso com o bem-estar e o desenvolvimento da comunidade local.
Homero Nereu de Almeida (Tito Zeglin). Servidor concursado da Prefeitura Municipal de Curitiba, foi nomeado no dia 9 de julho de 2007 no cargo de Engenheiro Agrônomo, vinculado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), onde permanece lotado até os dias atuais. Em 2013, também desempenhou a função de assessor do prefeito.
Leocir Alves Lopes (Hernani). Atuou no Departamento de Patrimônio na Divisão de Tombamento, atualmente denominada de Divisão de Plantas e Loteamentos, até 1993, ano este em que foi incorporada a divisão junto ao Departamento de Cadastro Técnico na Secretaria Municipal de Urbanismo. Atualmente, é chefe da Divisão de Plantas e Loteamentos, setor que coordena a aprovação de projetos de parcelamento do uso do solo.
Ivana Brum (Jornalista Márcio Barros). Em 2007, Ivana ingressou na Fundação de Ação Social (Fas), onde desempenhou papéis cruciais na antiga Central de Resgate Social e posteriormente no Centro Pop Matriz. Atualmente, sua dedicação está voltada para a Diretoria de Atenção a Pessoa em Situação de Rua.
Aline Cristina Azzolin de Sousa (Sidnei Toaldo). É servidora pública da Prefeitura de Curitiba desde 2003, como professora de Educação Infantil nos CMEIs Camponesa, São José, União das Vilas e Vila Real. Desde 2021, está na direção da Escola Municipal Professora Sônia Maria Coimbra Kenski.
Marta Regina Cambrussi de Lima (Nori Seto). Servidora pública desde 1992, tornou-se chefe de Núcleo Regional de Educação em 2018, cargo que ocupa até o presente momento. Foi também foi professora/diretora em escolas da rede estadual de ensino entre os anos de 1996 e 2008: Escola Estadual República do Uruguai e Escola Estadual Professor Olívio Belich. Na rede municipal, também ocupou o cargo de diretora na Escola Municipal Prefeito Omar Sabbag.
Eugênia Vianna Picone (Alexandre Leprevost). Atualmente, atua como diretora da Escola Municipal Campo Mourão, em Curitiba. Participa do grupo de estudos da Universidade Tuiuti do Paraná sobre a Educação Infantil de Reggio Emilia. Entre outras atividades, compôs o grupo de pedagogas do Núcleo Regional de Santa Felicidade, da Prefeitura Municipal de Curitiba.
Antonio Leodoro da Silva Neto (Herivelto Oliveira). Ingressou como técnico do Seguro Social em 1986 e atuou em diversas regiões do Brasil, cobrindo praticamente todas as superintendências regionais do INSS. Entre outras atividades, foi coautor do Projeto Educacional do INSS e integrante de núcleos estratégicos na Escola Virtual do INSS, promovendo inovações em educação e desenvolvimento de carreira.
Rita Carvalho de Souza (Giorgia Prates – Mandata Preta). Psicóloga há 29 anos e especialista em Perícia e Psicologia Comportamental. Atua em quatro unidades de saúde na região do CIC: UMS Taiz Viviane Machado, UMS Oswaldo Cruz, UMS Vila Verde e UMS Vitória Régia.
Marta Mariano Neumann (Professora Josete). Reconhecida como uma das fundadoras do Centro de Referência de Assistência Social Monteiro Lobato, no Tatuquara. Servidora da Prefeitura Municipal de Curitiba, tomou posse em 1996. Em 2005, assumiu cargo na Fundação de Ação Social por meio de concurso interno. Educadora social da Regional Pinheirinho, atua no Creas, na equipe de abordagem social.
Maria Cristina Brandalize (Leonidas Dias). Psicóloga com 35 anos de serviços prestados ao município, atualmente preside o Grupo Gestor do Programa Defesa Civil na Educação – Conhecer para Prevenir (CPP). Atua como representante do executivo no Conselho de Alimentação Escolar, como representante do Graf (Grupo de Atividades Fundamentais de Defesa Civil) e ainda é uma das integrantes titulares no Comsea (Conselho Municipal de Segurança Alimentar).
Não compareceram
Elache Gonçalves dos Reis (Dalton Borba), Fernando Raimundo Shünig (Professor Euler), André Luis de Andrade (Pastor Marciano Alves), Fabiana Hammerschmidt Marcondes (Pier Petruzziello), Crizanto Abimael Westphalen Mendes (Ezequias Barros), Luciano Iwanaga Pacheco (Noemia Rocha), Carlos Eduardo Pijak Junior (Sargento Tânia Guerreiro) e Claudia Aparecida Savi (Maria Leticia).
Veja fotos da sessão solene no Flickr da CMC
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba