Solenidade marca Dia da Soka Gakkai

por Assessoria Comunicação publicado 27/04/2009 17h55, última modificação 24/06/2021 06h51
Sessão solene nesta quinta-feira (30), na Câmara de Curitiba, vai marcar o Dia da Soka Gakkai, festejada anualmente em 3 de maio. A proposta atende iniciativa do vereador Serginho do Posto (PSDB) e a lei que prevê a comemoração é do ex-vereador Rui Hara, atual secretário municipal de Governo. A solenidade será às 20h, no plenário do Palácio Rio Branco.
A Associação Brasil Soka Gakkai Internacional (BSGI) representa a Soka Gakkai Internacional (SGI) e está presente em 190 países. Com 150 mil filiados no Brasil, sendo 5 mil em Curitiba e região, desenvolve atividades humanísticas, promovendo exposições, intercâmbios com universidades e museus, além de diversas ações no campo da educação e proteção ambiental. A Soka Gakkai foi criada em 1930, no Japão, por Tsunessaburo Makiguchi, para promover valores como a paz e respeito humano, baseados nos ensinamentos budistas de Nitiren Daishonin.
Paz
Segundo o relações públicas da SGI, Jaime Takenaka, a Soka Gakkai é uma organização não governamental (ONG) filiada à ONU que visa a paz e o respeito humano. Em Curitiba, mantém três sedes comunitárias (Tingui, Novo Mundo e Colombo) e promove série de atividades. Dentre os trabalhos, destaca o Projeto Makiguchi, com atuação em cinco escolas da rede municipal de ensino.
“Promove reuniões de diálogos, visitas familiares e fomenta  atividades que cultivam o potencial dos indivíduos, incentivando o auto-aprimoramento, que é o esforço diário para a transformação pessoal”, explica Takenaka.
A forma de atuação do Projeto Makiguchi é o modelo pedagógico com base na teoria do educador e fundador da Soka Gakkai, Tsunessaburo Makiguchi. Ele acreditava que a criança deve ser feliz enquanto estuda e que a educação não é apenas a transmissão do conhecimento, mas deve desenvolver o talento potencial de cada um e cultivar o caráter das crianças.
A proposta é integrar os seguimentos escola, família e comunidade, somando esforços na busca de soluções efetivas para a melhoria do ensino.