Solenidade marca 152 anos da Igreja Prebisteriana

por Assessoria Comunicação publicado 22/08/2011 18h35, última modificação 11/08/2021 10h27

Os 152 anos da Igreja Presbiteriana no Brasil foram marcados na última sexta-feira (19), em sessão solene, no plenário da Câmara de Curitiba. A iniciativa da vereadora Dona Lourdes (PSB) teve participação de autoridades, pastores, presbíteros e inúmeros seguidores dos diversos ramos da congregação. A cerimônia foi presidida pela quarta-secretária da Casa, vereadora Noemia Rocha (PMDB).
Ao saudar os agraciados, Dona Lourdes discorreu sobre a história da entidade no Brasil. Destacou os esforços na sociedade pela promoção social e respeitabilidade das suas instituições de ensino. "Cabe lembrar o sentido democrático embutido na filosofia dos presbiterianos", disse a parlamentar, enaltecendo que todas as decisões tomadas no âmbito da Igreja são colegiadas, através de concílios locais (presbitérios), regionais (sínodos) e a assembleia geral nacional. A vereadora destacou, ainda, que é uma das poucas religiões a reconhecer a igualdade no papel desempenhado pelas mulheres, não só no campo político e social como no exercício da orientação religiosa.
Segundo Dona Lourdes, “a Igreja Presbiteriana venceu barreiras que tinham raízes profundas no preconceito e entendeu que a mulher tem os mesmos direitos que o homem. Assim, reconheceu a validade da ordenação feminina para os ofícios de pastora e presbítera, em pé de igualdade com os demais líderes.”
Ramos
A parlamentar explicou que o presbiterianismo nacional se desdobrou em vários ramos: Presbiteriana do Brasil, fundada em 1859; Presbiteriana Independente (1903); Presbiteriana Conservadora (1940); Presbiteriana Fundamentalista (1956); Presbiteriana Renovada do Brasil (1968); Prebisteriana Unida do Brasil (1983) e outras. Hoje, são mais de 1,5 milhão de pessoas espalhadas por todos os estados em mais de 8 mil igrejas e congregações. São mais de 5 mil pastores em atividade. Em Curitiba, mais de 10 mil fieis.
A linha teofilosófica seguida pelos presbiterianos segue a trilha da dependência do Deus de todos nós. Tem as Sagradas Escrituras por regramento e valoriza a família como instituição divina. Prega a paz entre os povos, incentiva os relacionamentos interpessoais na busca do amor de uns para com os outros. Preza a moral e a ética no comportamento cotidiano. Finalizando, a vereadora parabenizou as famílias presbiterianas do Brasil e afirmou que, “sem dúvida, seguir os preceitos por eles preconizados é harmonizar-se com Deus”.
Homenageados
A cerimônia prestou homenagem ao pastor Marcello Scopel, da Primeira Igreja Renovada do Brasil; ao pastor Izaias Meirelles, da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil, e ao presbítero Joel Pugsley, da Igreja Presbiteriana do Brasil. Também recebeu homenagem póstuma o presbítero Mário Rodrigues de Sá, representado pela viúva Maria Emília de Sá.
Ainda foram homenageados o Projeto Jonatas, Pastoral Comunitária do Paraná, Associação das Amigas dos Carentes e Dos Queimados, Acridas - Associação Cristã de Assistência Social, Associação Comunitária Presbiteriana, Associação Presbiteriana de Ensino e Beneficência (Apresbes/Fatesul) e Associação Comunitária Evangélica Canaã (Acec).
Agradecimento
O diácono Rubens Vaz Moreira falou em nome dos homenageados. No final da solenidade, o vice-presidente nacional da Igreja Presbiteriana do Brasil, pastor reverendo Juarez Marcondes, fez uma oração.