Solenidade homenageia 50 anos do Pequeno Cotolengo

por Assessoria Comunicação publicado 11/08/2015 08h50, última modificação 01/10/2021 10h38

A Câmara Municipal de Curitiba homenageará os 50 anos de atividades do Pequeno Cotolengo, entidade que acolhe e atende pessoas com deficiências múltiplas. Proposto pelo vereador Jorge Bernardi (PDT), o evento será realizado nesta quarta-feira (12), às 19 horas, no auditório do Anexo II da Casa.

O nome da instituição remete a São José Benedito Cottolengo, padre que em 1830 criou “La Picolla Casa”. O Pequeno Cotolengo de Curitiba foi criado em 25 de março de 1965 por Dom Luis Orione, líder da Congregação da Pequena Obra da Divina Providência. Somente após seis anos de intensos trabalhos da comunidade, o pavilhão inicial foi concluído e as primeiras 18 moradoras com deficiências múltiplas foram acolhidas.

Atualmente, lembra Bernardi, “o pequeno Cotolengo acolhe mais de 200 crianças”. “Muitas foram abandonadas por suas famílias e se encontram em situação de risco. Além disso, a instituição facilita 43 mil atendimentos médicos anuais em 13 especialidades e também conta com uma escola para a realização de atividades na modalidade educação especial”, destaca.

“Apesar da estrutura conquistada ao longo de 50 anos, o Pequeno Cotolengo enfrenta os mesmos desafios. Sobrevive com a ajuda da comunidade, que doa móveis, roupas e alimentos, além de promover bingos e o popular churrasco que ocorre todo primeiro domingo do mês”, frisa o autor da homenagem, vereador Jorge Bernardi.