Solenidade homenageia 40 anos de fundação do Siemaco

por Pedritta Marihá Garcia | Revisão: Vanusa Paiva — publicado 13/05/2022 09h00, última modificação 10/05/2022 09h10
Sessão solene marca aniversário da entidade, que representa os empregados das empresas de asseio e conservação do Paraná.
Solenidade homenageia 40 anos de fundação do Siemaco

Dia 16 de maio é o Dia dos Trabalhadores em Asseio e Conservação de Curitiba. A data foi instituída no calendário da cidade em 2006. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Com a finalidade de homenagear os trabalhadores e trabalhadoras da área da limpeza e conservação da cidade, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) promove uma solenidade na próxima segunda-feira (16), às 19h30. A atividade marcará os 40 anos de fundação do Siemaco (Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação do Paraná) e será transmitida pelas redes sociais do Legislativo. 

A iniciativa é do gabinete parlamentar de Tico Kuzma (Pros), conforme requerimento 061.00015.2022. No pedido de realização da solenidade, o vereador, que é presidente da CMC, relembra que a lei municipal 12.005/2006 institui em Curitiba o “O Dia dos Trabalhadores em Asseio e Conservação”, celebrado anualmente em 16 de maio. A data – conhecida nacionalmente como o Dia do Gari – foi criada justamente para homenagear os trabalhadores e trabalhadoras da categoria. 

“A atividade servirá como forma de agradecimento às pessoas que dedicam suas vidas no setor de asseio e conservação e estimulará a reflexão dos curitibanos sobre a importância da função na sociedade”, diz o vereador. Outro objetivo, continua, é celebrar os 40 anos de fundação do Siemaco. “A primeira organização dos trabalhadores e trabalhadoras aconteceu em 1980, na forma de associação, e em 1º de outubro de 1981 foi concedida à entidade a carta sindical de reconhecimento pelo Ministério do Trabalho”, informa. 

A entidade é responsável pela maior escola profissionalizante do mundo própria de uma categoria, com mais de 5 mil metros de construção e com quase 100 mil trabalhadores certificados em seus 20 anos de existência. Presidido por Manassés Oliveira, o Siemaco Curitiba representa cerca de 50 mil trabalhadores em Curitiba, Região Metropolitana e Litoral; e atende em média 85 mil trabalhadores e dependentes na prestação de serviços de saúde, qualificação e benefícios sociais, entre outros. 

A sessão solene em homenagem ao Simeaco e aos trabalhadores e trabalhadoras de limpeza e conservação será na segunda-feira, às 19h30. A solenidade será transmitida pelas redes sociais da Câmara: YouTube, no Facebook e no Twitter.