Smart City Expo Curitiba acontece na próxima semana

por Pedritta Marihá Garcia | Revisão: Brunno Abati* — publicado 15/03/2023 14h35, última modificação 16/03/2023 09h00
A iCities, que promove o evento, esteve na CMC para convidar vereadores e população.
Smart City Expo Curitiba acontece na próxima semana

“80% do evento acontece na área de exposição [acesso gratuito]. A população poderá se apropriar do evento durante três dias", disse Beto Marcelino. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

A edição 2023 do Smart City Expo Curitiba acontece na capital paranaense na próxima semana, entre os dias 22 e 24 de março. Essa será a quarta vez consecutiva que a cidade recebe o evento, que, desta vez, terá um dia a mais de duração. Na sessão plenária dessa quarta-feira (15), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) recebeu os representantes da iCities, hub de negócios e soluções, que é responsável pela organização do congresso, convidando vereadores e vereadoras e a população a participarem do evento.

O Smart City Expo Curitiba é realizada desde 2018 em parceria com a Fira Barcelona, organizadora do congresso mundial de cidades inteligentes chamado Smart City Expo World Congress, que é realizado há 12 anos em Barcelona, Espanha. Ao todo, já foram realizadas 30 edições do evento em mais de 15 países pelo mundo. Segundo Beto Marcelino, diretor de Relações Governamentais da iCities, desde a primeira edição, o Smart City Expo Curitiba já atingiu 22 mil pessoas, alcançou mais de 150 empresas, trouxe mais de 150 palestrantes e atraiu mais de 100 países visitantes à capital do Paraná. 

O evento tem o nome da nossa cidade e envolve todos que estão aqui. […] É uma oportunidade de reunirmos pessoas que possam trazer cases importantes e soluções que deram certo na cidade. […] Nós estamos indo para a quarta edição esse ano. O Brasil tem uma potencialidade incrível para resolvermos problemas de forma emergencial nas cidades brasileiras, através do uso da tecnologia”, reforçou Marcelino, que é embaixador da Fira Barcelona International. 

Uma das principais novidades desse ano, adiantou o diretor de Relações Governamentais da iCities, é a Arena Metaverso, que funcionará como um local para debate sobre o novo universo digital e para a apresentação de soluções e ideias de desenvolvimento de marcas. Além disso, o acesso à área de exposição do Smart City Expo Curitiba é gratuito. “80% do evento acontece na área de exposição. Lá teremos, ainda, o espaço de startups, teremos, pela primeira vez, o City Hall e outros espaços de interação. A população poderá se apropriar do evento durante três dias.” 

Para Caio de Castro, diretor de Relacionamento com o Mercado da iCities, o evento é de Curitiba, porque essa é a “melhor cidade do Brasil para representar esse tema”, as cidades inteligentes. “Reitero o convite para convidar a população a participar do evento. Os números cresceram muito nos últimos anos. Vamos para a quarta edição com uma expectativa de mais de 12 mil pessoas, mais de 120 palestrantes e mais de 65 empresas patrocinadoras”, finalizou. 

Curitiba no Smart City World
Ano passado, a Câmara de Curitiba participou do 11ª edição do Smart City ExpoWorld Congress, em Barcelona, Espanha. O então presidente do Legislativo, e hoje líder do governo na CMC, Tico Kuzma (sem partido), integrou a comitiva curitibana no evento, que marcou a entrega de mais uma premiação para a capital paranaense: Curitiba foi considerada uma das seis Cidades Mais Inteligentes do Mundo de 2022 com o projeto "Segurança Alimentar e Nutricional | Agricultura Urbana e Desenvolvimento Social". 

lista em que está a capital paranaense inclui as cidades de Kiev (Ucrânia), Bogotá (Colômbia), Seul (Coréia do Sul), Sidney (Austrália) e Toronto (Canadá). O World Smart City Awards reconhece projetos pioneiros, ideias inovadoras e estratégias utilizadas por cidades do mundo inteiro, com foco no desenvolvimento urbano sustentável. A feira é o maior evento mundial voltado para as cidades, reunindo governos, organizações inovadoras e líderes de empresas, todas com o objetivo de mover as cidades em direção a um futuro melhor.


*Notícia revisada pelo estudante de Letras Brunno Abati
Supervisão do estágio: Alex Gruba