Sindicato apresentará campanha salarial de 2016 a vereadores
Aumento de 15% na remuneração dos servidores municipais de Curitiba, pisos salariais por nível de formação, revisão do plano de carreira (lei municipal 11000/2004), regras específicas para o IPMC e para o ICS, novos concursos públicos e uma política de medicina ocupacional. Essas são as reivindicações que o Sismuc (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba) apresentará aos vereadores, na sessão plenária de quarta-feira (16).
A atividade foi acordada entre a direção do Sismuc e a Comissão Executiva da Câmara Municipal, formada pelos vereadores Ailton Araújo (PSC), presidente, Pedro Paulo (PT) e Paulo Rink (PR), primeiro e segundo secretários. A coordenadora geral do sindicato, Irene Rodrigues, e a coordenadora de comunicação, Soraya Zgoda, representarão a entidade no Legislativo. O sindicato agrupou as reivindicações em um documento chamado “Campanha de Lutas 2016”, que será distribuído aos parlamentares na ocasião.
Além das seis pautas gerais, serão apresentadas reivindicações específicas para a Saúde, aposentados, inspetores de escola, polivalentes, Fundação Cultural de Curitiba, Fundação de Assistência Social, fiscais, agentes administrativos, professores da Educação Infantil e temas relacionados à Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude.
Em 2015, o projeto de lei com o reajuste de 7,68% para os funcionários efetivos foi encaminhado ao Legislativo depois da data-base (31 de março) e aprovado pelos vereadores no dia 29 de abril (leia mais) – com efeito retroativo a 1º de abril. Nesse porcentual, 6,54% era a inflação calculada pelo IPC (Índice de Preços ao Consumidor do Município de Curitiba, apurada pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social), mais o aumento de 1,14% para efetivos, aposentados e pensionistas.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba