Sindicalista comemora seu dia na Câmara de Curitiba

por Assessoria Comunicação publicado 05/05/2006 16h10, última modificação 09/06/2021 09h43
O sindicalismo brasileiro que se fortaleceu a partir da década de 80, período final da ditadura,  e que , chega aos dias atuais com mais de dez mil sindicatos espalhados pelo país, é um importante instrumento de cidadania. A comemoração do  Dia Municipal do Sindicalista  (30 de abril) ocorreu de forma especial  na Câmara Municipal de Curitiba, na noite desta quinta-feira (4).  Em solenidade presidida pela  quarta secretária da Casa, Julieta Reis (PSB),  mais de uma dezena de sindicatos e entidades representativas receberam certificados de reconhecimento público.
O autor da homenagem, ex  sindicalista e metalúrgico  Custódio da Silva (PRTB) ressaltou a importância que o movimento sindicalista promove para assegurar os direitos (e também deveres) dos trabalhadores brasileiros. Custódio é autor da lei municipal que faz homenagem à classe trabalhadora e patronal.  Na oportunidade, parabenizou diversas categorias que movimentam o progresso de Curitiba, mesmo considerando que “falta muito para que as leis de capital e trabalho prosperem e cheguem ao ponto necessário de equilíbrio entre a esperança e a realidade, e que  seus direitos sejam cumpridos”.
Esperança
A esperança de que a sociedade brasileira evolua ao ponto de equilíbrio desejado por Custódio, também é prioridade  que foi enfocada pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Empresas de Processamento de Dados de Curitiba e Região, José de Fátima de Santos, em seu agradecimento, em nome dos demais agraciados com os certificados.
Foram homenageados: Alceu Stival, do sindicato dos Securitários; Aurélio Munhoz, do sindicato dos Jornalistas; Antonio Sérgio Farias,  sindicato  dos trabalhadores em indústria de cerveja e bebidas alimentícias; Bernardino Roberto de Carvalho, dos empregadores domésticos; Donizal Lopes, das indústrias químicas e farmacêuticas; Francisco de Assis Neves Martins, das indústrias de caminhões e automóveis; Gilberto Cruz Rautt, das indústrias gráficas e João Luis Slusarczuk, das indústrias de telecomunicações.
 José Agnaldo Pereira, do Sintrafucarb; Manoel Altamir Pereira, das indústrias de acessórios; Mário de Oliveira Ferreira, das empresas de refeições coletivas; Miguel Angel Alvarenga Baez, da APP-Sindicato; Neuralice Cesar Maia,  das secretarias  estaduais; Newton Martins de Oliveira, das empresas da radiofusão; Romério Moreira da Silva, das indústrias de fiação e tecelagem; Roni anderson Barbosa, da Central Única dos Trabalhadores, CUT e Sérgio Butka, da Força Sindical do Paraná. 
Marino José Teixeira  presidente do PRTB, partido a que Custódio é filiado e seu líder no legislativo municipal, foi uma das autoridades que  prestigiou a cerimônia.