Sinalização pode melhorar visualização de radares
A dificuldade de visualização das placas indicativas dos radares eletrônicos poderá ser sanada, em breve, com a iniciativa do vereador Jairo Marcelino (PDT) em pedir reforço na sinalização existente. Além de placas melhor posicionadas, Marcelino defende a colocação dos populares tachões (tartarugas) a uma distância média de cem metros, antes de cada lombada eletrônica, especialmente daquelas onde há movimento de pedestres, em frente a hospitais ou escolas.
Marcelino justifica que as atuais placas muitas vezes estão encobertas por árvores ou mal posicionadas, impedindo boa condição visual de alerta, como é o propósito da sua colocação. O vereador vê benefício duplo na sua reivindicação, pois, além de auxiliar os motoristas profissionais no seu trabalho diário, também evitará acidentes com pedestres, que, estando próximos às lombadas, correm risco de atropelamento, caso as placas não sejam percebidas a tempo de redução da velocidade.
O parlamentar, que defende a colocação das tartarugas como o principal mecanismo de segurança viária, para coibir o abuso de velocidade, como estabelece o Código de Trânsito Brasileiro, insiste em seu pedido às autoridades municipais.
O vereador, que representa na Câmara Municipal a classe dos motoristas profissionais (taxistas e motoristas dos transportes urbano e escolar), diz que um dos maiores problemas enfrentados no dia-a-dia do trânsito de Curitiba é a deficiência na sinalização e, em grande parte, na precariedade das pinturas de faixa, que sinalizam a proximidade dos radares.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba