Simulado da PM-PR, Flamenguinho e mais notas do dia 7 de dezembro
Polícia Militar*
O vereador Jornalista Márcio Barros (PSD) exibiu em plenário um vídeo que informa a população sobre o exercício simulado contra crimes violentos que será realizado pelo 13º Batalhão da Polícia Militar do Paraná (PM-PR), na próxima quinta-feira (8). “Os moradores não precisam se assustar por conta da movimentação, das explosões e tiros que devem acontecer”, alertou Barros.
>> Confira os debates na íntegra no YouTube da CMC.
Livro do Flamenguinho*
Os vereadores receberam em plenário exemplares do livro “Flamenguinho de Santa Felicidade: futebol, família e amizade”, que comemora o cinquentenário da Associação Beneficente Esportiva Flamengo. “Hoje o Flamengo vem a esta Casa homenagear e presentear o nosso presidente Tico Kuzma [Pros] com a entrega de exemplares do livro, para que fiquem no acervo da CMC. Parabenizo o clube pela iniciativa e por fortalecer o futebol amador de Curitiba”, disse Sidnei Toaldo (Patriota). Os autores são Alceu Bianco, presidente do Clube; Hélio Bampi, diretor de patrimônio; Jair José Lucca, primeiro-tesoureiro; Marcio Almir Muraro, vice-presidente; Venilton Santos Nicocelli, diretor social; e o relações-públicas e escritor José Francisco Cunha.
Novo bispo*
A nomeação pelo papa Francisco do padre Reginei José Modolo, nesta quarta-feira (7), como bispo titular de “Macriania di Mauritania” e auxiliar na arquidiocese de Curitiba, foi citada em plenário. O reverendo faz parte do clero de Cascavel e, até então, exerceu o ministério de pároco na Catedral Nossa Senhora Aparecida. “O padre Zico, como é conhecido, vem para colaborar e auxiliar no pastoreio. Seja bem-vindo como o mais novo bispo da nossa arquidiocese”, celebrou Tito Zeglin (PDT).
Eleições escolares*
Nori Seto (PP) falou sobre a realização da eleição para escolha de novos diretores e vice-diretores das 185 escolas municipais de Curitiba, para o mandato 2023-2025. Professores, funcionários e a comunidade vão às urnas na próxima sexta-feira (9). A Lei de Diretrizes e Bases da Educação garante a autonomia e a gestão democrática das escolas públicas do país.
Justificativa de falta
O plenário aprovou a justificativa de falta de Carol Dartora (PT) por ter participado de atividades do gabinete de transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (402.00462.2022). Apenas Eder Borges (PP) justificou voto contrário, argumentando que não se tratava de atividade inerente ao mandato da parlamentar. Dartora respondeu que foi levar a experiência de Curitiba ao grupo de trabalho de combate à fome.
Anexação de documentos*
Osias Moraes (Republicanos), enquanto presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da CMC, pediu anexação de dois pareceres da Procuradoria-Geral do Município (PGM) (045.00145.2022). Trata-se de manifestações pelo prosseguimento do trâmite do projeto de lei que cria o "super" Fundo de Abastecimento Alimentar de Curitiba (005.00191.2022).
Verbas rescisórias*
Requerimento da vereadora Professora Josete (PT) solicita informações à Prefeitura de Curitiba sobre o pagamento das verbas rescisórias dos trabalhadores desligados da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da CIC, no ano de 2022 (062.00715.2022).
Terrenos e veterinários*
Dois requerimentos com pedidos de informações à Prefeitura de Curitiba, do vereador Nori Seto (PP), têm como objeto a resolução de problemas de urbanização e de saúde animal. O primeiro questiona sobre o número de terrenos baldios no município e a quantidade de notificações aplicadas pela falta de limpeza desses espaços, nos últimos cinco anos (062.00717.2022); o segundo, sobre o número de médicos-veterinários contratados pela prefeitura e as respectivas lotações (062.00718.2022).
Óleo de cozinha*
Nori Seto (PP) questiona a Prefeitura de Curitiba sobre a aplicação da lei municipal 15.344/2018, que dispõe sobre medidas obrigatórias para o reaproveitamento e a reciclagem do óleo de cozinha. O vereador pede ainda que sejam informados o número de pontos habilitados para a coleta (062.00716.2022).
Visitas em plenário I*
Alunos do 3º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Vila Zanon, acompanhados da professora Talita Gambeta, conheceram a Câmara Municipal de Curitiba. O grupo foi acompanhado pelo diretor da Escola do Legislativo, Carlos Barbosa.
Visitas em plenário II*
Também foi registrada a vista de Heitor Motin e Ana Luiza Motin, filhos de Eder Ismael Motin, do Grupo Condor, recepcionados em plenário pelo vereador Denian Couto (Pode). Já o presidente eleito do Sebrae/PR, Ercílio Santinoni, e participantes da 19ª Conferência Nacional de Pequenas e Médias Empresas, atividade realizada em Curitiba, foram recebidos por Herivelto Oliveira (Cidadania).
Visitas em plenário III*
Denian Couto (Pode) também registrou a presença do presidente do Podemos da cidade de Tijucas do Sul, Marcio Joel Ferreira, acompanhado de Manoel Marcos da Silva, o “Maneco”, secretário de Turismo e Meio ambiente daquele Município; de Sandra Ribeiro dos Santos, presidente da Associação de Reciclagem de Tijucas do Sul (Arecicla); e de Reginaldo Ferreira.
Minuto de silêncio*
A pedido do vereador Nori Seto (PP), o plenário observou um minuto de silêncio pelo falecimento de Herminia Emma Heller de Bonoso, aos 96 anos de idade. E a pedido de Rodrigo Marcial (Novo), foi incluído no minuto de silêncio o nome de Isabela Cunha Bacila.
*Nota elaborada pelo estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso*, especial para a CMC
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Revisão: Vanusa Paiva
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba