Siate: um grande serviço qualificado de emergência

por Assessoria Comunicação publicado 11/05/2006 18h00, última modificação 09/06/2021 09h57
O vereador Mario Celso Cunha (PSDB) ressaltou na Câmara Municipal de Curitiba, o excelente trabalho realizado diariamente pelo SIATE (Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência), solicitando um voto de aplausos aos membros deste serviço.
Atualmente com 117 ambulâncias no Paraná, sendo 17 em operação na cidade, o SIATE tem hoje 822 socorristas em atividades, atuando em parceria com os hospitais do Trabalhador, Cajuru, Evangélico, Angelina Caron e São José dos Pinhais. O atendimento é exclusivo ao trauma, sendo que em torno de 70% das ocorrências está relacionado a acidentes de trânsito, como atropelamento, colisão, capotamento e queda de bicicleta.
Mario Celso fez questão de lembrar da coordenação que é feita pelo Dr. Edison Valet Teixeira Junior, bem como o diretor clínico Dr. Ricardo Accioly, além do comandante do SIATE Major Edmilson de Barros. O vereador disse que “o atual comandante geral do Corpo de Bombeiros Cel. Almir Porcides Junior e o sub-comandante Cel. Jorge Luiz Martins tem demonstrado um carinho especial pelo trabalho executado pelo SIATE, dando apoio em suas ações. As equipes que atuam no sistema são altamente qualificadas, bem treinadas e com um espírito muito grande de amor ao próximo. Atuam com o coração e com a emoção. São muito competentes”.
Só em Curitiba nos últimos quatro meses, incluindo os primeiros dias de maio foram 3.853 atendimentos com acidentes em meio de transporte, além de 2.574 atendimentos pré-hospitalar. Mario Celso constatou que já havia alertado meses atrás o maior numero de acidentes fica com colisão entre auto e moto (1.069), ficando em segundo lugar queda de pessoa de mesmo nível (824), vindo depois os atropelamentos (632) e colisão auto-auto. O vereador disse que “as estatísticas mostram claramente a tragédia do dia-a-dia onde as maiores vítimas dos acidentes com motos são jovens na faixa dos 19 aos 25 anos de idade, muitos entrando em óbito no local do acidente e outros ficando gravemente feridos ou mutilados”.