Setor Histórico pode ter Posto de Informações Turísticas

por Assessoria Comunicação publicado 10/04/2014 11h55, última modificação 23/09/2021 07h35

Neste mês, a vereadora Julieta Reis (DEM) encaminhou à Prefeitura de Curitiba cinco requerimentos solicitando mais serviços do Executivo na região central da cidade. Ela pede, por exemplo, a implantação de um posto de informações turísticas no Setor Histórico, para atender quem visita a Feira de Artesanato de Curitiba aos domingos pela manhã (044.02447.2014).

Segundo a vereadora, com a desativação do posto de informações da Fundação Cultural, que ficava na Praça Garibaldi, os turistas precisam contar com a colaboração dos feirantes e de moradores para saber a localização de pontos de visitação como a Rua 24 Horas, a Torre das Mercês e o Mercado Municipal, entre outros. “Urge a necessidade da implantação de tal posto, pois os feirantes muitas vezes não possuem as informações corretas para orientar os turistas e nem mesmo mapas dos pontos turísticos da cidade”, reforçou Julieta Reis.

Outro requerimento formulado pela vereadora solicita estudos para a implantação de três barracas de artesanato na Praça Osório. Elas se somariam às duas instaladas atrás do relógio histórico, e que são administradas por indígenas. A medida, segundo a parlamentar, seria adotada em caráter excepcional durante a realização da Copa do Mundo e teria por objetivo a comercialização de artigos artesanais para a promoção da cidade e do país (044.03746.2014).

“Os artesãos que produzem artigos como lenços, quadros e bonés, agora estão vinculando tais produtos à Copa, com o intuito de promover a cidade e o país. Tal espaço seria benéfico a estes comerciantes, além de configurar uma alternativa para promoção de Curitiba durante a festividade esportiva”, justifica Julieta.

Pista tátil
As pistas táteis para pessoas com deficiência instaladas no centro da cidade são tema de dois requerimentos encaminhados à prefeitura pela vereadora. Um deles (044.03447.2014) requer ações de fiscalização pelo Executivo para evitar a instalação de barracas, palcos e cavaletes em cima da pista tátil localizada na Rua XV de Novembro e na Avenida Luiz Xavier (Boca Maldita). Na justificativa do documento, Julieta Reis diz ter recebido diversas reclamações, especialmente de deficientes visuais, que ficam impedidos de utilizar o equipamento.

Julieta também requer a mudança de localização da pista da Praça Osório, do entorno para o centro da via (044.03446.2014). A reivindicação já havia sido feita em 2010 e agora foi reapresentada. A parlamentar argumenta que a Osório sedia Feiras Especiais, mas a pista tátil fica atrás das barracas, o que justificaria a realocação. Ela acredita que a mudança ocorreria em benefício dos feirantes e das pessoas com deficiência, que poderiam circular com mais tranquilidade e utilizar os serviços das feiras.

Pias em bancas de jornal
Visando a preservação da saúde dos comerciantes que atuam em bancas de jornais, a vereadora solicita que a prefeitura promova estudos no sentido de implantar torneiras com água corrente no interior destes locais  (044.02449.2014). Conforme esclarece o texto do requerimento, as pias seriam instaladas apenas nas bancas devidamente cadastradas junto à Prefeitura. “Essa iniciativa visa prestar suporte aos permissionários das referidas bancas, no que diz respeito à higiene pessoal, pois diariamente manipulam dinheiro, jornais e revistas. Necessitam, portanto, de um local para lavar as mãos”, sugere a parlamentar

Todos os requerimentos e projetos protocolados pelos vereadores podem ser consultados no Sistema de Proposições Legislativas, disponível no site da Câmara Municipal de Curitiba. Após preencher a autenticação eletrônica, basta digitar os códigos no campo busca rápida.