Setembro Amarelo: Câmara promove palestra sobre prevenção ao suicídio

por Assessoria Comunicação publicado 27/09/2018 09h55, última modificação 28/10/2021 10h11

Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 11 mil pessoas tiram a própria vida no Brasil, a cada ano. É pensando nisso que a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) promove, na próxima sexta-feira (28), uma palestra para discutir a conscientização e a prevenção ao suicídio. Para o debate, foram convidados a médica psiquiatra Maria Helena Ferreira, servidora da Prefeitura de Curitiba, e o professor Luiz Cláudio Sobrinho, da Universidade Positivo (UP).

A atividade, que começa às 14h e será realizada no auditório do Anexo II, é alusiva ao Setembro Amarelo, mês em que mundialmente se discute o tema. No Brasil, a campanha iniciou em 2015, a partir do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

A chefe do Setor de Medicina e Saúde Ocupacional (SMSO) do Legislativo, Liege da Fonseca Rocha, alerta à alta taxa de suicídio entre os jovens: 73% dos casos registrados entre os anos 2000 e 2016 são de pessoas entre 15 e 29 anos, conforme dados do Datasus. “Esse evento é importante para pensarmos na questão do suicídio, nos sinais e sintomas tanto em nós mesmos como nas pessoas próximas”, frisa.

Segundo o Ministério da Saúde, a taxa de mortalidade por suicídio entre os homens foi quatro vezes maior que a das mulheres, entre 2011 e 2015. São 8,7 suicídios de homens para 2,4 de mulheres, a cada 100 mil habitantes. Entre os fatores de risco estão transtornos mentais como depressão, alcoolismo e esquizofrenia, o isolamento social, perdas, doenças incapacitantes, dores crônicas e neoplasias malignas.