Solenidades homenageiam Sandro Dalpícolo e Dia do Advogado
Nesta semana, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) realiza duas solenidades, sendo uma delas para entrega do título de Cidadão Honorário de Curitiba a Sandro Dalpícolo. O evento inicia às 19h30, na quinta-feira (11), no Palácio Rio Branco, e pode ser acompanhada ao vivo pelas redes sociais do Legislativo. O título é concedido a pessoas com atuação relevante na cidade, mas que nasceram em outra localidade.
Por iniciativa do vereador Sidnei Toaldo (Patriota), será homenageado o jornalista nascido em Ribeirão Preto (SP), mas que veio morar em Curitiba nos anos 1990. Formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), atualmente trabalha na Rede Massa (SBT). “É um dos mais experientes profissionais da TV paranaense, com 37 anos como repórter, muitos como âncora na RPC [afiliada da Rede Globo]”, justifica Sidnei, no projeto de lei que deu origem à homenagem (lei municipal 16.021/2022).
Dalpícolo é autor do livro "Uma Nova Luz da Sala - Histórias da TV Paranaense'' lançado em 2010, e que conta a história da televisão no Paraná. Em 2011, assumiu a posição de editor-chefe e âncora do Boa Noite Paraná (RPC), tendo seu trabalho reconhecido nacionalmente em 2019, quando foi um dos âncoras convidados para apresentar a edição especial do Jornal Nacional.
Ele recebeu prêmios como o GP Ayrton Senna de Jornalismo, com reportagem direcionada à área de educação, em 1998, e do Centro Internacional para Jornalistas e da Federação Internacional de Jornalistas Ambientais, por sua reportagem sobre a Biodiversidade da Mata Atlântica, em 2005. “Seu compromisso com o jornalismo do estado é evidente e sua atuação demonstra que sempre procurou dar credibilidade, qualidade e seriedade às matérias de interesse comum e destaque, levando até a população um trabalho digno de ser homenageado”, finaliza Sidnei Toaldo.
Dia do Advogado
Na sexta-feira (11), a partir das 9h, o vereador Dalton Borba (PDT) realiza solenidade em homenagem ao Dia dos Advogados. A data é uma referência ao dia em que foram criadas, em 1827, as duas primeiras faculdades de Direito no Brasil, sendo elas a Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, em São Paulo (SP), e a Faculdade de Direito de Olinda, em Olinda (PE), e que foi transferida para a capital Recife, em 1854.
De acordo com Dalton Borba, o objetivo é homenagear os profissionais do Direito “reconhecendo assim a importância do exercício da advocacia para proteger e garantir os direitos dos cidadãos e a dignidade da sociedade como um todo”, pontua. O evento será transmitido pelas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter). Clique aqui para ver outras solenidades já realizadas pela Câmara.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba