Sessões plenárias voltam para a tarde

por Assessoria Comunicação publicado 29/10/2010 17h05, última modificação 01/07/2021 08h38
As sessões plenárias da Câmara Municipal voltam para o período da tarde a partir de segunda-feira (1º), com início às 14h30. Os vereadores devem votar em primeiro turno a proposta de lei do vereador Omar Sabbag Filho (PSDB), que pretende tornar obrigatório o uso de caixas de gordura para águas provenientes de pias de cozinha e de copa. A proposta complementa a lei 11.095 de 2004, que dispõe sobre as normas para aprovação de projetos. Se for aceita, acrescentará o parágrafo 3º ao artigo 144 da legislação vigente.
O objetivo da caixa de gordura é facilitar o trabalho nas estações de tratamento de esgoto posteriormente, evitando mais gastos de energia e recursos. O processo evita também que a gordura seja arrastada para fora da caixa, ocasionando  entupimentos frequentes. Esta exigência já existia no antigo Código de Posturas do Município, de 1953. No entanto, com a vigência da nova lei de 2004, este item não foi contemplado.
Como funciona
Se a proposta for aprovada, antes do esgoto da cozinha ser lançado na rede, deverá passar por uma caixa de gordura, recipiente que fica enterrado na parte de fora da casa. Quando a água suja chega a essa câmara, por processo de decantação, a gordura sobe e fica compactada, sem sair. Somente a água sai por um cano acoplado na parte de baixo da câmara. No fundo, ficam sólidos pesados, como metal, plástico e restos de comida. O processo se completa com a limpeza regular da caixa, feita pelo próprio proprietário.
Comissões
Na pauta da semana também estão agendadas reuniões das comissões. Na quarta-feira (3), a Comissão de Economia deve analisar emendas dos vereadores ao orçamento. A Comissão de Urbanismo e Obras Públicas debate na quinta-feira (4), às 14h, a situação das caçambas para recolhimento de entulhos colocadas sobre as vias públicas. Foram convidados para discutir o assunto a secretária municipal de Urbanismo, Suely Hass; o presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), Marcos Isfer, e o secretário municipal do Meio Ambiente, José Antonio Andreguetto. O encontro foi marcado para atender uma sugestão enviada por ofício pelo juiz Carlos Henrique Licheski Klein, da 2ª Vara de Delitos de Trânsito. No documento ele sugere alterações na regulamentação das caçambas, com o objetivo de evitar acidentes de trânsito.