Sessão solene remota homenageia Dia da Mulher Advogada

por Higor Paulino*, especial para a CMC — publicado 16/12/2020 06h51, última modificação 16/12/2020 06h51
De iniciativa da vereadora Maria Leticia (PV), cerimônia abordou luta por representatividade da mulher no Direito.
Sessão solene remota homenageia Dia da Mulher Advogada

Homenagem a advogadas foi transmitida, em tempo real, pelas redes sociais da Casa. (Foto: Reprodução/YouTube CMC).

Em sessão solene remota na tarde dessa terça-feira (15), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) homenageou o Dia da Mulher Advogada. Organizada pela vereadora Maria Leticia (PV), a atividade destacou que o esforço feminino em busca de equiparação e cidadania também passa pelo Direito. “Estamos hoje aqui unidas em prol das mulheres, da advocacia e da democracia, lutando por uma sociedade mais justa, igualitária e humana”, disse a parlamentar.

 >> Veja aqui a íntegra da solenidade, transmitida ao vivo pelo canal no YouTube e perfis no Facebook e Twitter da CMC.

 A vereadora lembrou da trajetória de pioneiras como Esperança Garcia, negra e escravizada, considerada a primeira mulher a advogar por uma causa no Brasil, ainda no século 18. “Estamos aqui graças às que nos antecederam e estamos abrindo caminho para as que virão. A presença da mulher em todas as esferas de poder da sociedade é crucial, e com mulheres no poder as meninas podem sonhar”, discorreu Maria Letícia na abertura da sessão.

Homenagens

A primeira homenageada a discursar foi Mariana Lopes da Silva Bonfim. Presidente da Comissão da Mulher Advogada da seccional Paraná da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PR) e membro consultora da Comissão Nacional da Mulher Advogada da Ordem dos Advogados do Brasil, ela comemorou a aprovação, na última segunda-feira (14), da paridade de gênero e cotas raciais nas eleições da entidade que representa os profissionais da classe.

Parafraseando a ativista paquistanesa Malala Yousafzai, Mariana disse que levanta a voz não para gritar, “mas para que aqueles sem voz possam ser ouvidos”. Ela emendou que “além da voz dos clientes, os advogados são a voz da sociedade”. Também fez um pedido: “Que nós, advogados, nunca esqueçamos desse lugar de representatividade, de dar voz a quem não tem”.

Também receberam homenagens Christhyanne Regina Bortolotto, mestranda em Direito e secretária-geral adjunta da OAB-PR; Marilena Indira Winter, procuradora da Prefeitura de Curitiba, professora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e vice-presidente da OAB-PR; Adriana D'avila Oliveira, conselheira do Instituto dos Advogados do Paraná; Alice Bark Liu, integrante da Comissão da Mulher Advogada da OAB-PR; e Silvana Cristina de Oliveira Niemczewski, secretária-geral adjunta da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná da OAB.

*Notícia elaborada pelo estudante de Jornalismo Higor Paulino, especial para a CMC.

Supervisão do estágio: Filipi Oliveira.

Revisão: Fernanda Foggiato.