Sessão solene na Câmara marca os 152 anos da PM

por Assessoria Comunicação publicado 07/08/2006 17h00, última modificação 11/06/2021 06h56
Sessão solene nesta terça-feira (8), na Câmara de Curitiba, vai marcar as comemorações dos 152 anos da Polícia Militar. Na cerimônia, proposta pelo presidente da Casa, vereador João Cláudio Derosso (PSDB), e o líder do prefeito, vereador Mario Celso Cunha (PSDB), serão homenageados o comandante-geral da corporação, coronel Nemésio Xavier de França Filho; o chefe do Estado Maior, coronel José Paulo Betes; comandante do Policiamento da Capital, coronel Avelino José Novakoski; comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Almir Porcides Júnior; comandante do Policiamento do Interior, coronel Aramis Linhares Serpa; secretário-chefe da Casa Militar, tenente-coronel Anselmo José de Oliveira; e o comandante da Academia Policial do Guatupê, coronel Mauro Pirolo. Também os comandantes dos batalhões e outros integrantes da PM. A solenidade está marcada para as 16h, no plenário do Palácio Rio Branco.
A Polícia Militar foi criada em 10 de agosto de 1854, como Companhia da Força Policial, pelo presidente da nova Província, Zacarias de Góes e Vasconcelos. O capitão de primeira linha do Exército Imperial, Joaquim José Mendonça, foi nomeado para organizar a corporação então composta por 67 homens. A partir daí, a história da PM paranaense mostra honrosa participação em episódios que marcaram a vida nacional, combatendo na Guerra do Paraguai, em 1865; Revolução Federalista, em 1893, e na Guerra do Contestado, em 1913, entre outros.
Evolução
A Polícia Militar cresceu junto com o Paraná, adaptou-se aos nossos dias, evoluindo com a sociedade. Hoje, está voltada aos anseios da comunidade, integrando-se através do Policiamento Comunitário, garantindo a paz e a proteção de vidas e bens à toda comunidade, sempre presente nos 399 municípios do Estado, atuando ostensiva e preventivamente nas cidades, matas e estradas.