Sessão solene marca os 50 anos de grupos de jogos

por Assessoria Comunicação publicado 31/10/2008 14h45, última modificação 22/06/2021 08h47
Integrantes dos grupos de bolão Tiradentes, Os Cobrinhas e Azes do Boliche Clube foram homenageados na noite desta quinta-feira (30), na Câmara de Curitiba. A cerimônia, que atendeu proposta do primeiro-secretário, Celso Torquato (PSDB), marcou os 50 anos da criação dos grupos.
Ao fazer a saudação, o vereador falou sobre a história do bolão, que já foi considerado um jogo de azar. Seus seguidores eram perseguidos e condenados pela igreja católica. Somente no século XVI, passou a ser considerado um lazer.
Torquato também lembrou sobre a criação de cada um dos grupos, informando que o Tiradentes é um dos mais antigos da capital,  contando com 60 integrantes, homens e mulheres de diversas idades. Segundo o parlamentar, o grupo recebeu esse nome porque, à época de sua fundação, era composto somente por dentistas. O Tiradentes já foi duas vezes campeão brasileiro Interclubes (Taça Independência), evento promovido pela Confederação Brasileira de Bocha e Bolão.
Os Azes do Bolão e Os Cobrinhas foram criados em  1958.
O vereador afirmou que a prática do bolão está crescendo dia-a-dia e que esse esporte é uma forma de integração das famílias, já que pessoas de todas as idades podem praticá-lo. “O jogo reproduz em grande escala amizades e laços  fraternos. Tudo acima da competitividade existente”, salientou Torquato, ressaltando os programas sociais desenvolvidos pelos grupos, “que estão garantindo dignidade para muitos.”
Agradecimento
Em nome dos homenageados, Cláudio Trezub, do grupo Os Cobrinhas, disse que a tarefa de falar em nome de 180 pessoas era difícil, mas duas palavras  traduziam o sentimento geral: alegria e gratidão em receber a honraria. Finalizou lembrando que a amizade é um investimento que deve ser resguardado com zelo e cuidado.