Sessão solene marca os 153 anos da Polícia Militar

por Assessoria Comunicação publicado 08/08/2007 19h35, última modificação 17/06/2021 08h08
O líder do prefeito, Mario Celso Cunha (PSDB), destacou o brilhante desempenho da Polícia Militar, durante sessão solene realizada nesta quarta-feira (8), na Câmara de Curitiba, em homenagem aos 153 anos da corporação no Paraná, que serão completados na sexta-feira (10). “Queremos agradecer o desempenho dos profissionais e incentivá-los a continuar esse trabalho de fundamental importância para a cidade”, afirmou o vereador, ao saudar os policiais militares, no plenário da Casa.
A homenagem, proposta por Mario Celso e pelo presidente, João Cláudio Derosso (PSDB), que conduziu a sessão, foi prestigiada pelo comandante da PM, coronel Nemésio Xavier de França Filho; o secretário da Defesa Social, coronel Itamar dos Santos; o comandante da 5.ª Divisão do Exército, general Luiz Guilherme Terra Amaral, e o secretário-chefe da Casa Militar, tenente-coronel Anselmo José de Oliveira, entre outras autoridades.
Mario Celso ressaltou a dedicação da PM para a segurança da comunidade, lembrando que o “Paraná não tem seqüestros”. Mencionou o currículo do coronel Nemésio Xavier de França Filho e falou da história da corporação. “A PM hoje está presente nos 399 municípios do Estado, voltada aos anseios da comunidade, realizando policiamento comunitário”, afirmou.
Segundo França Filho, a PM atua ostensiva e preventivamente nas cidades, matas e estradas. Entre os segmentos de serviços prestados, citou a patrulha escolar, corpo de bombeiros, polícia de trânsito, polícia rodoviária, polícia ambiental e comando de operações especiais. “Nossa missão é prevenir e combater o crime”, lembrou.
A PM do Paraná foi criada em 10 de Agosto de 1854, como Companhia da Força Policial, pelo presidente da nova Província, Zacarias de Góes e Vasconcelos, que nomeou o capitão de primeira linha do Exército Imperial, Joaquim José Moreira Mendonça, para organizar a corporação, composta por 67 homens. Desde então, a história da PM paranaense mostra participação em episódios que marcaram a vida nacional, combatendo na Guerra do Paraguai, em 1865; Revolução Federalista, em 1893, e Guerra do Contestado, em 1913, entre outros.
Homenageados
Além de Nemésio Xavier de França Filho e Anselmo José de Oliveira, foram homenageados o chefe do Estado Maior, coronel Irineu Ozires Cunha; o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Jorge Luiz Thaís Martins; o comandante do Policiamento da Capital, coronel Amaro do Nascimento Carvalho, e o comandante do Policiamento do Interior, coronel Celso José Mello.
Também os oficiais Joacyr José da Silva, Hércules William Donadello, Jorge Luiz Mattke, Luis Carlos Reksidler, Altair Mariot, Izaias de Farias, Celso Roberto Arantes, Luiz Carlos Hunzicker Júnior, Loemir Mattos de Souza, Renato Jorge da Silveira, Henrique Roessle Neto, Nilson Luiz Cordeiro Salata, Edson Fernando Paredes Barroso, Jorge Costa Filho, Júlio Ozga Nóbrega, Antônio Aurélio Alves Chaves da Conceição, Carlos Alexandre Scheremeta, Marcos Teodoro Scheremeta, Luiz Alberto Borba, Heraldo Régis Bório da Silva, Eduardo Tachibana, Sérgio Luiz Bessler, Chehade Elias Geha, Claudiney Alves da Silva, Carlos Alberto da Silva, Luiz Rodrigo Larson Carstens, Sérgio Filardo, Nilson Carlos Rosa, Silvio Santos de Moraes Sarmento, Sérgio Lunardon Padilha, Rita Aparecida de Oliveira, Regina Lúcia Werka Xavier de França e Paulo Kühn.