Sessão solene marca o Dia do Panificador
Trinta e dois panificadores foram homenageados nesta quinta-feira (13), na Câmara de Curitiba. Em sessão solene proposta pelos vereadores Ney Leprevost (PP) e Reinhold Stephanes Júnior (PMDB), os profissionais receberam diplomas em comemoração ao Dia do Panificador. Antes da entrega da honraria, Leprevost apresentou histórico sobre a panificação, o crescimento do setor, sua importância no dia a dia das pessoas e enalteceu o trabalho de todos os profissionais ligados a este segmento, que gera 42 mil empregos em Curitiba e Região Metropolitana.
Em seu discurso, o parlamentar lembrou que pão está entre os mais ricos alimentos do mundo, consumido em todos os países e por todas as raças e se confunde com a própria história da humanidade, tendo, inclusive, servido como moeda de troca em tempos remotos. O parlamentar traçou um paralelo desde o final da década de 40, quando não existiam maquinários nacionais e os equipamentos eram importados até a modernidade de hoje. Atualmente, são 3.800 estabelecimentos no Paraná, sendo mais de 1.300 somente na Grande Curitiba. O consumo per capita chega a 27 quilos por ano.
História
O presidente do Sindicato da Indústria de Panificação do Paraná, Joaquim Cancela Gonçalves, fez um relato da atuação do Sindicato, sua história, crescimento e metas, entre elas, a de promover a modernização e aumentar o número de associados. Ao final da solenidade, o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria, Marcos Antonio Gonçalves Salomão, agradeceu à Câmara pela homenagem e destacou o crescimento do setor em todo o País, com o aumento do número de estabelecimentos e a modernização nos últimos anos. A sessão solene foi presidida pelo vereador José Aparecido Alves, o Jotapê (PSB).
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba