Sessão solene marca homenagem às mulheres

por Assessoria Comunicação publicado 09/03/2006 17h30, última modificação 08/06/2021 09h01
Em uma das sessões solenes mais concorridas do ano, a Câmara de Curitiba comemorou nesta quarta-feira (8), o Dia Internacional da Mulher. A proposta, de autoria da bancada feminina da Casa, homenageou 25 personalidades que mais se destacaram em suas áreas de atuação. Com as galerias lotadas de convidados, a cerimônia foi abrilhantada pela cantora Andressa Katriny e o tecladista Toni Alves.
Em seu discurso de saudação, vereadora Roseli Isidoro (PT), lembrou que a data é mundialmente vinculada às reivindicações femininas por melhores condições de justiça e igualdade social. É um momento de reflexão sobre os abusos e conquistas e mudanças sociais alcançadas. "Muitas conquistas vieram e aos poucos a classe feminina foi aumentando seu espaço na sociedade. A cada geração as mulheres ficam mais independentes e, mesmo sem grupos organizados, os avanços e conquistas continuam”.
Segundo a vereadora, a luta começa a ser vencida lentamente, com muito esforço para que futuras gerações deixem o papel subalterno. Estamos rumo à eqüidade e igualdade de direitos. Estamos conquistando nosso espaço político, disse. “Quero render em nome das vereadoras da Câmara nossas sinceras homenagens às mulheres aqui presentes, homenageadas, convidadas, servidoras, funcionárias e estagiárias da Casa e, de forma extensiva a todas as mulheres de Curitiba”, concluiu Roseli.
Em nome de todas as homenageadas, a advogada Cláudia Francisca Silvano agradeceu dizendo que todas se sentiam muito honradas e felizes por terem sido escolhidas para receber a honraria e, que cada uma delas continuaria a luta diária com boa vontade e comprometimento com suas causas.
Também usou a tribuna a diretora financeira executiva da Itaipu, Gleisi Hoffmann, que comentou : "As mulheres não são nem melhores nem piores que os homens; são apenas diferentes e, que essas diferenças precisam estar contempladas em todas as esferas da vida e não apenas no mundo doméstico." Gleisi, lembrou, ainda, que o maior desafio feminino, no momento, era partilhar com os homens as responsabilidades de trabalho, da economia, do desenvolvimento e, da vida. “Sou aquela mulher que escalou a montanha da vida removendo pedras e plantando flores”, finalizou a executiva, lembrando a poeta Cora Coralina.
Homenageadas
Por indicação da vereadora Dona Lourdes (PSDB) foram homengeadas Aurea Marlene Franzoi; Jacqueline Tieko Yaman Horiuchi; Karine Rose Guelmann; Leticia Bisinella Fanini Silva; Marly Maria Tokarski Silva. A professora Josete (PT) apontou Catarina de Souza Moro; Élide Bueno; Iris Boff; Maria Madalena Munhoz do Amaral. A vereadora Nely Almeida (PSDB) indicou Cyroba Cecy Braga Oliveira Ritzmann; Marisa Saraiva; Maria Simão Glock; Sonia Bacelar; Salete Cesconeto de Arruda. A vereadora Roseli Isidoro rendeu homenagens para Carmem Costa; Eliete de Souza Vilela; Gleisi Hoffmann; Mariane Josviak; Maurina Carvalho da Silva. A vereadora Juleita Reis (PSB) indicou Alba Regina Pereira de Leão Buchi; Avani Tortato Slomp Rodrigues; Claudia Francisca Silvano; Cláudia Schneck de Jesus; Nivalda da Silva e Rosalina Santos Sobrinho.
Presenças
Participaram da solenidade a coordenadora do Conselho Municipal da Condição Feminina de Curitiba, Meire Maria Cleve; a cônsul do Uruguai, Leda Pedrosa Borges; o cônsul geral da Polônia, Jacek Perlin; a presidente da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica - PR, Luciane Manfron, e os vereadores André Passos (PT), Ruy Hara (PSDB), Zé Maria (PPS), Paulo Salamuni (PP), Custódio da Silva (PRTB), André Passos (PT) e o ex-vereador Adenival Gomes (PT).