Sessão solene marca Dia da Mulher na Câmara

por Assessoria Comunicação publicado 06/03/2012 17h30, última modificação 16/08/2021 12h26
As vereadoras da Câmara Municipal de Curitiba vão prestar homenagens a mulheres que se destacaram em seus ofícios, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. A solenidade acontecerá nesta quinta-feira (8), no plenário da Casa, às 20h. Ao todo, serão 28 mulheres que receberão reconhecimento.
A vereadora Julieta Reis (DEM) indicou Cecília Maria Agner, fundadora do Coral Paraná, do qual participa desde 1979. Atua também no Coral Santa Cecília da Igreja dos Passarinhos. Colaborou ativamente com fotos e depoimentos na edição do livro “Bigorrilho, a construção de um espaço urbano”. É conselheira da Associação de Moradores e Amigos do Bigorrilho – AMA Bigorrilho.
Liana Veiga Lopes é empreendedora, sócia administradora da Pecuária Veiga Lopes Ltda e membro do Conselho da Mulher Executiva da Associação Comercial do Paraná. Atuou no Conselho de Administração do Provopar e foi vice-presidente da seção paranaense da Associação das Mulheres de Negócios (BPW).
Dora Guelmann ingressou na rede municipal de ensino como a primeira professora de educação infantil, em 1968, fundando a Sala de Recreação Prefeito Omar Sabbag, na Escola Papa João XXIII. É fundadora da indústria de confecções D F Guelmann, sócia honorária da BPW e membro atuante do Conselho da Mulher Executiva da Associação Comercial do Paraná.
Terezinha Wollmann iniciou sua carreira profissional em 1984 representando as empresas Gucci, Christian Dior e Lowasa. É coordenadora da Câmara Setorial do Representante Comercial junto à Associação Comercial do Paraná, e vice-presidente do Sindicato dos Representantes Comerciais do Paraná (Sirecom).
Valéria Prochmann é jornalista e foi membro titular e fundadora do Conselho Estadual da Condição Feminina do Paraná. Atualmente é diretora do Circolo Trentino de Curitiba, voluntária da Aliança pelo Controle do Tabagismo no Brasil e proprietária da empresa Piperácea de comunicação digital.
Homenageadas
A vereadora Professora Josete (PT) indicou Dayana Brunetto Carlin dos Santos, que é professora da rede estadual de ensino, mestre em Educação e especialista em Sexualidade. Feminista, militante do movimento social lésbico feminista, atua como Coordenadora de Educação das Relações de Gênero e Diversidade Sexual da Secretaria de Estado de Educação.
Dirce Ramos da Silva é professora, servidora aposentada da prefeitura municipal de Curitiba, freqüenta o Centro de Atenção à Terceira Idade da Praça Ouvidor Pardinho e participa do Programa Vida Nova. Dedica-se, com um grupo de professores aposentados, à criação da Casa do Professor Aposentado.
Lucimara Fediuk é técnica em saneamento e servidora municipal desde 1992. Iniciou suas funções no distrito sanitário Boa Vista, participando das campanhas de vacinação, combate e controle do cólera, trabalhos com a comunidade, orientando quanto aos cuidados com o meio ambiente visando a saúde pública, abordando temas como fossa sanitária, caixas de gordura, destino adequado dos resíduos, criação de animais em área urbana. Atualmente, está no distrito sanitário matriz e executa atividades na área de vigilância sanitária, realizando inspeções em hotéis, motéis, pensões, casas de estudantes e casas de permanência de familiares de pacientes em tratamento de saúde em Curitiba.
Michely Ribeiro da Silva é graduada em Psicologia, desenvolve atividades visando a elaboração de políticas públicas voltadas a jovens mulheres, juventude negra e prevenção às DSTs/HIV/Aids. É conselheira estadual de saúde pela Rede de Mulheres Negras – PR e atua na equipe de articulação da Mobilização Nacional Pró-Saúde da População Negra.
Solange Luiza Parcianello Pellenz fez parte da direção do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Capanema de 1985 a 1988. Foi eleita por duas vezes à direção estadual do MST. Contribui na organização das mulheres no MST e também na articulação da Via Campesina. É a atual presidente da Cooperativa de Produção Agropecuária Vitória (Copavi).
Mais indicadas
A vereadora Dona Lourdes (PSB) prestará homenagem a Isabel Cristina Chinasso de Araújo, formada em Serviço Social. Concluiu especialização nas áreas de dependência química, terapia familiar, psicopedagogia e segurança alimentar. Servidora pública municipal desde 1978, atua na Secretaria Municipal do Abastecimento no núcleo Portão.
Jane Maria Tella Pasqua foi funcionária do Banestado até a privatização, quando exercia a função de gerente de negócios. Servidora de carreira da Cohab há oito anos, atuou como assistente administrativo, chefe de setor e atualmente exerce as funções de chefe de gabinete.
Janete Loreni Kinzel Amancio, segundo a vereadora, é uma pessoa de origem humilde, que já trabalhou na roça e como empregada doméstica. Após anos de dedicação e esforço, concluiu o ensino médio e alcançou a função de sócia-gerente em uma empresa do ramo de serralheria e vidraçaria. Atualmente, é responsável pela vidraçaria Cristal Art.
Regina Padilha Mayer é formada em Medicina Veterinária e por alguns anos exerceu a função de médica veterinária. Após seu casamento, passou a dedicar-se à família e à empresa fundada por seu esposo, onde trabalha como administradora. Atua como voluntária no Pequeno Cotolengo do Paraná.
Rosa Maria Kotkouski é vendedora há cinco anos na empresa Microsul. Em 1990 concluiu curso de informática e, em 2008, concluiu o ensino médio pelo Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJA). Atua como ministra da eucaristia e auxilia a igreja nos fins de semana.
Reconhecimento
A vereadora Nely Almeida (PSDB) prestará reconhecimento a Eliana do Prado Berno, uma das primeiras agentes comunitárias de saúde do município. Moradora há 40 anos no bairro Capão da Imbuia, é voluntária social na comunidade. Sócia fundadora e voluntária da Associação Solidários pela Vida - Sovida, participou como conselheira do Conselho Local de Saúde e Pacto pela Vida.
Florlinda Andrauss é graduada em Ciências Contábeis e diretora financeira da empresa Sotil Ltda. Com sua constante preocupação com os problemas sociais da cidade, participa de inúmeras atividades filantrópicas, ajudando instituições como a Escola Ephta e o Hospital de Clínicas.
Mara Sperandio é artista plástica, membro do Fórum das Entidades Culturais do Paraná e da Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná. Com inúmeras exposições, possui obras no acervo do Museu dos Correios em Brasília e um selo com sua obra. Faz parte do voluntariado do Hospital Evangélico há 10 anos.
Rita de Cássia Rodrigues Cavatorta é formada em Educação Física e pós-graduada em Gestão de Assuntos Públicos. Funcionária pública municipal desde 1987, atualmente está na Secretaria do Governo Municipal, atuando como assessora de gabinete. È voluntária na Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
Sonia Maria Costenaro também é formada em Educação Física. Servidora pública municipal desde 1974, atua na Secretaria do Governo Municipal. Foi superintendente e a primeira e única mulher a assumir o cargo de secretária municipal do Esporte e Lazer. Atua como voluntária no Centro Espírita Bom Samaritano.
Contribuição
A vereadora Renata Bueno (PPS) vai prestar homenagem a Angela Lins Donha. Acadêmica de Direito na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, possui graduação em Desenho Industrial e especialização em Marketing Empresarial. Assessora da presidência no Instituto de Pesos e Medidas do Paraná, atua como coordenadora estadual das Mulheres do Partido Popular Socialista (PPS-PR).
Elaine Esmanhoto é pedagoga, com especialização em psicopedagogia. Atuou como professora e como capacitora de profissionais de magistério da prefeitura de Curitiba. Atualmente, exerce as funções de diretora da Escola Municipal Julio Moreira.
Isabel Kugler Mendes é advogada, foi servidora da Câmara Municipal de Curitiba até aposentar-se. Militante da OAB/PR, atualmente é membro da Comissão de Direitos Humanos.
Indicações
A vereadora Noemia Rocha (PMDB) vai homenagear Hedy Maria Scheffer Silvado, cirurgiã-dentista aposentada, com pós-graduação em Tradução e Metodologia do Ensino da Língua Inglesa. Atualmente, trabalha como tradutora e intérprete. Desenvolve atividades na Igreja Batista do Bacacheri nas áreas de discipulado, e participa do grupo de aconselhamento pastoral para mulheres.
Terry Lee Piper é natural de Santa Ana, Califórnia, e veio para o Brasil em 1966 para atuar como missionária. Foi co-fundadora e pastora da Comunidade Cristã de Curitiba, onde liderou e formou equipes de Cura Interior e de Crescimento Emocional. É membro da equipe apostólica do MFI (Ministers Fellowship International).
Roseli Zadureski possui graduação em pedagogia pela Universidade Castelo Branco e em Teologia  pela Faculdade Evangélica do Paraná. É pastora na comunhão cristão Abba há 18 anos e coordena a Escola Bíblica do Diretório da Mulher, além de lecionar na Escola de Treinamento Ministerial e do Projeto Ester, dirigido a mulheres.
Loide de Souza Andrade é membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus – Congregação Vila Germano. Desenvolve uma série de ações voltadas à evangelização e ação social. É integrante do voluntariado da Comunidade Vila São Paulo e Uberaba, em conjunto com a Assembleia de Deus, que promove ações em prol de comunidades carentes. Já colaborou com o departamento de missões da igreja, no atendimento de missionários e seus familiares.
Érika Cecconi Borges Massa Checan é membro da equipe pastoral da Primeira Igreja Batista de Curitiba e coordenadora dos ministérios de Idosos e Mulheres. É formada em Musicoterapia pela Faculdade de Artes do Paraná e graduada em
liderança pelo Instituto Haggai do Brasil, além de ser bacharel em Música Sacra pela Faculdade Teológica Batista de São Paulo. É a idealizadora do programa Espaço Mulher, voltado aos internos da UTI com quadro de colite infecciosa grave com septicemia e comprometimento pulmonar. Neste cenário, um grupo de voluntárias da Primeira Igreja Batista se uniu com o objetivo de gerar acolhimento, apoio, capacitação e crescimento. Erika lidera, ainda, o ministério pastoral dos idosos, promovendo ações intencionais junto a pessoas da terceira idade, envolvendo voluntários, familiares e a comunidade local.