Sessão solene marca 44 anos do Elos Clube

por Assessoria Comunicação publicado 24/06/2005 17h25, última modificação 26/05/2021 10h16
Sessão solene na quarta-feira (29), na Câmara de Curitiba, prestará homenagem aos 44 anos do Elos Clube. A solenidade, marcada para as 20h, no plenário do Palácio Rio Branco, atende proposta da vereadora Nely Almeida (PSDB).
Em agosto de 1959,  Eduardo Dias Coelho, em Santos, idealizou movimento para levar aos quatro cantos do mundo os preceitos da moral e do humanismo lusíada, distribuindo o sentimentalismo da amizade lusa em sua luta pela preservação da língua, onde quer que seja falada. Surgia, então, o Elos Internacional da Comunidade Lusíada, a única entidade de caráter internacional fundada no Brasil.  
O Elos Clube de Curitiba é o terceiro mais antigo do mundo. Fundado em 24 de junho de 1961, teve como primeiro presidente David Antônio da Silva Carneiro. Desde a sua fundação até os dias de hoje, tem sido, pela sua atuação, exemplo vivo de grande fraternidade e amizade luso-brasileira, tendo como seus associados pessoas nascidas no Brasil, Portugal, Angola e Moçambique.  A entidade transformou a capital paranaense em um local de difusão e preservação dos ideais elistas, calcados em valores como a união entre os povos e a preservação cultural.
Honraria
“A condução de princípios tão elevados só poderia estar a cargo de pessoas igualmente notáveis, que se destacam pela conduta pautada pela ética e busca da fraternidade”, justifica a parlamentar, acrescentando, também, que esse é o motivo que, no 44º aniversário do Elos Clube de Curitiba, homenageamos seus maiores representantes, personalidades que simbolizam o ideal elista de aproximação das fronteiras.