Sessão Solene homenageia 135 anos da Santa Casa de Curitiba
A Câmara Municipal de Curitiba realizou, na noite desta quinta-feira (28), uma solenidade para as comemorações dos 135 anos de atividade do Hospital Santa Casa. A entidade recebeu "Votos de Congratulações e Aplausos", assim como 35 médicos, funcionários e voluntários. A entidade foi reconhecida, entre outros méritos, por nunca ter paralisado as atividades de atendimento médico hospitalar na cidade de Curitiba.
A iniciativa (077.00119.2015) foi do vereador Paulo Rink (PPS), que destacou a importância dos trabalhos realizados pela Santa Casa. "É uma instituição que é referência há tanto tempo na área médica. Vejo como uma homenagem mais que justa, não só para a entidade, mas para todos os profissionais que fazem da Santa Casa o que ela é hoje. Se não fosse por todos os setores e todas as áreas de atuação, inclusive os voluntários, com certeza não teria esse belíssimo trabalho. Parabéns para essas pessoas. Elas merecem", disse.
Provedor da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba, o Irmão Frederico Unterberger agradeceu a homenagem. "Para nós, é uma honra muito grande. É uma comprovação de que o hospital Santa Casa cumpre com o seu dever. Acho esta homenagem algo muito importante e toda comunidade do hospital fica muito contente com a proposição feita pelo vereador Paulo Rink", afirmou Unterberger.
O diretor geral da Santa Casa, Álvaro Quintas, reforçou o agradecimento pelo reconhecimento do serviço prestado. "Agradeço à casa e ao vereador Paulo Rink pela menção honrosa e justa ao hospital Santa Casa. É o terceiro casarão de Curitiba e mantém desde sua inauguração, há 135 anos, suas atividades da mesma forma. Isso já diz tudo. Mas o maior agradecimento são para os funcionários que fazem esse hospital ser o que é. E principalmente o pessoal do voluntariado – a maior demonstração de solidariedade possível para um ser humano. São essenciais em todas as nossas atividades", concluiu o diretor.
A solenidade foi realizada no auditório do Anexo II da Câmara Municipal. Compuseram a mesa, além de Rink e Unterberger, o ex-ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Euclides Scalco; o diretor geral do Hospital Santa Casa, Álvaro Quintas; o vice-presidente da Associação Médica do Paraná, Nerlan de Carvalho; o diretor do Instituto Curitiba Saúde, Wilson Mokva; o diretor técnico do Hospital Santa Casa, Rui Fernando; e o vereador Paulo Salamuni (PV).
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba