Sessão solene festejou os 107 anos do Corpo de Bombeiros do Paraná

por Assessoria Comunicação publicado 11/10/2019 12h45, última modificação 11/11/2021 08h07

No dia 8 de outubro, em sessão solene no Palácio Rio Branco, prédio histórico que sedia as atividades da Câmara Municipal de Curitiba, foram festejados os 107 anos do Corpo de Bombeiros do Paraná. A atividade foi coordenada pelo vereador Dr. Wolmir Aguiar (PSC), autor da lei municipal 15.422/2019, que incluiu no calendário oficial da cidade a comemoração pelo aniversário da corporação. “O Corpo de Bombeiros foi fundado em Curitiba”, justificou o parlamentar, ao saudar as pessoas presentes. “O primeiro quartel foi [na esquina] da rua Cândido Lopes com a Ébano Pereira, onde atualmente temos a Biblioteca Pública do Paraná”.

Na mesa, com Wolmir Aguiar, estiveram o vice-governador do Estado do Paraná, Darci Piana, o comandante do Corpo de Bombeiros do Paraná, coronel Samuel Prestes, o chefe de Estado-Maior daPM-PR, coronel Lanes Randau Prestes Marques (representando o comandante da PM-PR, coronel Péricles de Matos), o coronel Isídio Correia da Silva Filho (em nome do comandante da 5ª Região Militar, general de Brigada Aléssio Oliveira da Silva), o juiz eleitoral Jean Carlo Lech (em nome do presidente do TRE-PR, desembargador Gilberto Ferreira), o chefe do Estado-Maior do Corpo de Bombeiros do Paraná, coronel Paulo Henrique de Souza, o tenente-coronel Altemistoncley Diogo Rodrigues (em nome do secretário estadual de Segurança Pública, coronel Rômulo Marinho Soares) e o vereador Tico Kuzma (Pros), que auxiliou a condução dos trabalhos.

“Em 1948, os Bombeiros foram incorporados à Polícia Militar [PM-PR] e passaram a fazer parte das forças de segurança. Mas essa história os senhores sabem melhor do que nós! O que nos alegra, enquanto vereadores, é que o Corpo de Bombeiros tem sido uma mão amiga, um parceiro deste parlamento”, agradeceu Aguiar. “Temos uma dívida com a corporação e é nosso dever não só deixar a porta do Legislativo aberta à população, mas também à corporação. Sabemos da confiança que os cidadãos têm nos seus senhores e os valores [da corporação] que tem faltado na sociedade”.

> Confira a íntegra da sessão solene no canal da CMC no Youtube

“Wolmir não contou, mas ele foi cadete dos Bombeiros na Academia do Guatupê”, brincou Samuel Prestes, comandante da corporação, ao discursar na solenidade. “É uma honra poder estar aqui [na CMC] neste dia. Esta Casa de Leis é intrinsecamente ligada à nossa história. Quando Dom Pedro II esteve no Paraná, e propôs a criação de um Corpo de Bombeiros na capital, foi destinada a quantia de 500 contos de réis para que se adquirisse uma bomba. A gente não sabe quanto seria isto hoje em dia, mas a história conta que foi insuficiente. Equipamento de bombeiro sempre foi uma coisa cara”.

“Tivemos ontem a entrega de um equipamento que não era adquirido para Curitiba desde 1995, uma plataforma mecânica para trabalho em altura, no mesmo padrão que foi utilizado no combate ao incêndio da Catedral de Notre Dame [em Paris, França]. Um investimento de R$ 3,7 milhões”, comemorou Prestes. Ele relatou que desde 2012 não eram adquiridos caminhões e que com investimento novas viaturas começam a chegar em Curitiba. Nunca houve renovação de frota tão grande”, continuou Prestes, que elogiou o trabalho dos bombeiros, “cujo trabalho merece a homenagem”.

“Quando eu era criança, era entusiasmado com o uniforme e dizia ao meu pai e minha mãe que queria ser bombeiro quando crescesse”, seguiu Darci Piana, vice-governador. Ele enalteceu a credibilidade do Corpo de Bombeiros junto a população e destacou o “sacrifício” que foi o início da corporação. “O trabalho feito por vocês não só na nossa capital, mas em todo o Paraná e todo o Brasil, é extraordinário”, afirmou, lembrando da atuação desses profissionais em Brumadinho e na Amazônia, por exemplo.