Sessão solene destaca os 35 anos de empresa

por Assessoria Comunicação publicado 16/10/2009 18h45, última modificação 28/06/2021 07h50

Sessão Solene em homenagem aos 35 anos de trabalho da rede de supermercados Condor, um dos únicos  genuinamente paranaense, foi realizada na noite desta quinta-feira (15), na Câmara de Curitiba. De iniciativa dos vereadores Tico Kuzma (PSB), Roberto Hinça (PDT) e João do Suco (PSDB), que ocupou a tribuna para fazer a saudação, o evento foi conduzido pelo presidente do Legislativo, João Cláudio Derosso (PSDB), e contou com a presença de autoridades, funcionários e familiares. “A homenagem é o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo empreendedor Pedro Joanir Zonta e seu colaboradores, que, com perseverança e principalmente dedicação, transformaram um pequeno mercado em uma das maiores redes do Brasil, sendo hoje um grande gerador de emprego e renda no Estado”, enfatizou João do Suco.
A trajetória do Condor começou em 1974, com cinco funcionários em um estabelecimento de 110m2, no bairro Pinheirinho. Atualmente, em 27 super e hipermercados, espalhados em dez municípios do Estado, emprega mais de seis mil funcionários. Só em 2008, a rede faturou cerca de R$ 1,2 bilhão. “Primeiro colocado no ranking de supermercados paranaenses, está em 12 ranking nacional. Possui seis mil colaboradores e mais de 40 mil itens à venda em suas lojas”, acrescentou.
Após receber o diploma das mãos dos vereadores, Pedro Zonta agradeceu a iniciativa e detalhou o caminho percorrido para conseguir se estabelecer e se tornar reconhecido nacionalmente. Disse que “este reconhecimento vai motivar ainda mais a continuidade do plano de crescimento e investimentos do Paraná.” As escolhas e desafios em períodos difíceis, como em 86, quando foi implantado o plano cruzado, também foram lembrados pelo homenageado. “Em 98, com a entrada de grandes grupos internacionais, senti que o Condor estava em uma encruzilhada.”
A partir de 2000, a rede passou a investir num estilo novo e, em 2002, inaugurou o primeiro hipermercado da Curitiba. Nos anos seguintes, foram desenvolvidos outros projetos audaciosos. “Nossa meta, agora, é em 2014 atingir R$ 2 bilhões.” Para isso, cinco novos estabelecimentos serão construídos.
Zonta falou da preocupação da rede com o meio ambiente. “Temos trabalhado fortemente na reciclagem do lixo. Para o orgânico, instalamos em quase todos os nossos hipermercados, em parceria com uma empresa privada, uma mini usina de compostagem, que segue projeto e recebe apoio do IAP.” A utilização de sacolas oxibiodegradáveis, que se desintegram em 18 meses sob ação do sol,  luz e chuva, é outro método adotado pela supermercado em favor ao meio ambiente.
Os trabalhos sociais desempenhados em parceria com diversas ONGs e  associações ajudam creches, asilos, orfanatos e outras instituições. O grupo realiza, ainda, campanhas como a do agasalho e a solidária. “A deste ano arrecadou R$ 300 mil, sendo premiada com o troféu de marketing concebido pela ADVB”, afirmou, ressaltando  que o diferencial do Condor é sua  preocupação e comprometimento com clientes, fornecedores, colaboradores. “Nossa filosofia sempre foi a de estabelecer um relacionamento pessoal, construído principalmente na confiança e respeito mútuo. Temos um compromisso com a população paranaense e não apenas  com interesses comerciais.”