Sessão solene destaca os 35 anos de empresa
Sessão Solene em homenagem aos 35 anos de trabalho da rede de supermercados Condor, um dos únicos genuinamente paranaense, foi realizada na noite desta quinta-feira (15), na Câmara de Curitiba. De iniciativa dos vereadores Tico Kuzma (PSB), Roberto Hinça (PDT) e João do Suco (PSDB), que ocupou a tribuna para fazer a saudação, o evento foi conduzido pelo presidente do Legislativo, João Cláudio Derosso (PSDB), e contou com a presença de autoridades, funcionários e familiares. “A homenagem é o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo empreendedor Pedro Joanir Zonta e seu colaboradores, que, com perseverança e principalmente dedicação, transformaram um pequeno mercado em uma das maiores redes do Brasil, sendo hoje um grande gerador de emprego e renda no Estado”, enfatizou João do Suco.
A trajetória do Condor começou em 1974, com cinco funcionários em um estabelecimento de 110m2, no bairro Pinheirinho. Atualmente, em 27 super e hipermercados, espalhados em dez municípios do Estado, emprega mais de seis mil funcionários. Só em 2008, a rede faturou cerca de R$ 1,2 bilhão. “Primeiro colocado no ranking de supermercados paranaenses, está em 12 ranking nacional. Possui seis mil colaboradores e mais de 40 mil itens à venda em suas lojas”, acrescentou.
Após receber o diploma das mãos dos vereadores, Pedro Zonta agradeceu a iniciativa e detalhou o caminho percorrido para conseguir se estabelecer e se tornar reconhecido nacionalmente. Disse que “este reconhecimento vai motivar ainda mais a continuidade do plano de crescimento e investimentos do Paraná.” As escolhas e desafios em períodos difíceis, como em 86, quando foi implantado o plano cruzado, também foram lembrados pelo homenageado. “Em 98, com a entrada de grandes grupos internacionais, senti que o Condor estava em uma encruzilhada.”
A partir de 2000, a rede passou a investir num estilo novo e, em 2002, inaugurou o primeiro hipermercado da Curitiba. Nos anos seguintes, foram desenvolvidos outros projetos audaciosos. “Nossa meta, agora, é em 2014 atingir R$ 2 bilhões.” Para isso, cinco novos estabelecimentos serão construídos.
Zonta falou da preocupação da rede com o meio ambiente. “Temos trabalhado fortemente na reciclagem do lixo. Para o orgânico, instalamos em quase todos os nossos hipermercados, em parceria com uma empresa privada, uma mini usina de compostagem, que segue projeto e recebe apoio do IAP.” A utilização de sacolas oxibiodegradáveis, que se desintegram em 18 meses sob ação do sol, luz e chuva, é outro método adotado pela supermercado em favor ao meio ambiente.
Os trabalhos sociais desempenhados em parceria com diversas ONGs e associações ajudam creches, asilos, orfanatos e outras instituições. O grupo realiza, ainda, campanhas como a do agasalho e a solidária. “A deste ano arrecadou R$ 300 mil, sendo premiada com o troféu de marketing concebido pela ADVB”, afirmou, ressaltando que o diferencial do Condor é sua preocupação e comprometimento com clientes, fornecedores, colaboradores. “Nossa filosofia sempre foi a de estabelecer um relacionamento pessoal, construído principalmente na confiança e respeito mútuo. Temos um compromisso com a população paranaense e não apenas com interesses comerciais.”
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba