Sessão solene comemora 50 anos da Escola de Pais do Brasil

por Assessoria Comunicação publicado 21/03/2014 23h15, última modificação 22/09/2021 09h42
O plenário da Câmara Municipal ficou lotado na noite desta sexta-feira (21) para a sessão solene que comemorou os 50 anos de fundação da Escola de Pais do Brasil (EPB), seccional Curitiba. A entidade, que no ano passado treinou mais de 700 famílias, é formada por voluntários que ministram cursos gratuitos para pais, futuros pais e educadores.

Na opinião de Tito Zeglin (PDT), vereador que propôs a homenagem, a Escola de Pais é um dos melhores exemplos de voluntariado existente no país. “É uma instituição aberta para todos, que não distingue religião ou classe social e ajuda a conscientizar os pais sobre suas responsabilidades na educação dos filhos, ajudando a família a encontrar soluções para os conflitos e desafios que a sociedade atual impõe”, afirmou.

O parlamentar disse, ainda, que a solenidade demonstrou o reconhecimento do poder público ao trabalho desenvolvido por pessoas que valorizam a família. “É uma ação fundamental e queremos aqui mostrar o verdadeiro valor que o povo de Curitiba dá a esta instituição”. Zeglin finalizou reforçando a importância em se investir na educação, especialmente na modalidade integral, “para evitar que crianças caiam no mundo da violência e das drogas”.

Após a exibição de um vídeo institucional da EPB, Tito Zeglin entregou ao casal presidente, Marlene de Fátima Pereira e José Carlos Pereira, votos de congratulações e aplausos aprovado pela Câmara Municipal. Na tribuna da Casa, Marlene, que há 25 anos atua na formação de pais, falou sobre as ações da entidade e disse que o reconhecimento público motiva os associados a fazerem cada vez mais. “Somos em 25 associados em Curitiba e em 2013 nossas ações beneficiaram 1.260 filhos. Ministramos cursos em escolas, igrejas, ou qualquer lugar em que for possível”, relatou.

Segundo Marlene, as atividades são divididas em sete encontros semanais, onde um casal coordenador, por meio de um círculo de debates, discute com os pais suas necessidades, dificuldades e propõe alternativas de solução. “É um trabalho de formiguinha. Todos nós acreditamos na família como primeiro espaço de relacionamento de uma pessoa, local onde valores como o amor, perdão e partilha devem ser fomentados”, detalhou a líder.

Outra atividade destacada pela presidente foi a edição da revista da Escola de Pais do Brasil, publicada anualmente e que tem o objetivo de trazer reflexões e instruções para as famílias. Os exemplares são distribuídos gratuitamente e a edição de 2014 traz na capa o tema “Relacionamentos: família e escola na era digital”.

A sessão também homenageou Ana Maria Côrtes, que junto a Edno Aramis Côrtes – já falecido -, presidiu a Escola de Pais em Curitiba por 25 anos. Os filhos do casal, Nelson e Edson, também prestigiaram a solenidade.

Presidida por Paulo Salamuni (PV) – presidente do Legislativo – a sessão contou com a presença dos vereadores Ailton Araújo (PSC) e Geovane Fernandes (PTB). Também participaram Dom Moacir Vitti, arcebispo da arquidiocese de Curitiba; o comandante da Primeira Companhia de Trânsito do BPTRAN, capitão Marcelo Fávaro; o desembargador João Kopytowski; Valério Kloss, da Sociedade São Vicente de Paula e da Associação Família Vicentina e o padre Primo Aparecido Hipólito, do Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Serviço: Para conhecer mais sobre o trabalho da EPB ou solicitar uma palestra acesse www.escoladepaisctb.blogspot.com.