Sessão simulada orienta estudantes de Turismo

por Assessoria Comunicação publicado 07/11/2007 14h55, última modificação 18/06/2021 07h38
“A política é um trabalho árduo e todos são responsáveis pelos políticos, já que têm o poder de analisar a conduta destes e fazer sua escolha através do voto". A análise é do presidente da Câmara de Curitiba, vereador João Cláudio Derosso (PSDB), durante simulação de sessão ordinária com a participação dos estudantes de Turismo na Unicuritiba, no plenário do Palácio Rio Branco, nesta terça-feira (7). O evento, que atendeu proposta do vereador André Passos (PT), também teve a presença do vereador Paulo Salamuni (PV).
Os estudantes, do 4º e 6º períodos, lotaram o plenário, tomando assento dos 38 vereadores para simular a sessão ordinária. A idéia é exercitar a disciplina de legislação turística, que prevê uma atividade prática. A iniciativa é da professora Henriette Cordeiro Guérios, titular das cadeiras de Direito, Direito Internacional, Fiscal e Alfandegário e Legislação Turística, que estava acompanhada do professor César Galhardt.
Atuação
André Passos explicou aos estudantes sobre a função do parlamentar, o processo legislativo, o trâmite dos projetos nas comissões permanentes e a importância da participação da comunidade na política.
"Quando não nos interessamos pela política é que surgem os oportunistas", lembrou Salamuni. “A população tem o direito e o dever de participar, fiscalizar e fazer sugestões nas questões relativas à cidade”, acrescentou. O parlamentar comentou, ainda, como se determina o número de vereadores em cada município.
Segundo Henriette Guérios, os alunos tiveram aula real de discussão, votação e aprovação do projeto de lei propondo a regulamentação da sua atividade profissional. “Para nós, foi um exercício prático de cidadania, que, sem a colaboração da Câmara, não seria possível realizar”, lembrou. “Os alunos tiveram, acima de tudo, a oportunidade de conferir a seriedade dos atos legislativos”, finalizou.