Sessão marca os 40 anos do CIEE no Paraná

por Assessoria Comunicação publicado 20/09/2007 17h45, última modificação 17/06/2021 10h10
Por proposição do presidente, vereador João Cláudio Derosso (PSDB), a Câmara de Curitiba promove, na noite desta quinta-feira (20), sessão solene em comemoração aos 40 anos de atividades do Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná (CIEE-PR). A entidade foi fundada em agosto de 1967 por um grupo de educadores e empresários locais, entre eles os ex-governadores Ney Braga e Parigot de Souza, para garantir a preparação de estudantes ao ingresso no mercado de trabalho.
Nos últimos cinco anos, conforme dados do CIEE-PR, mais de 300 mil estagiários contratados e 1,8 milhão de bolsas-auxílio foram concedidas pelas empresas conveniadas. São 34 escritórios regionais, 12 postos de atendimento em instituições de ensino e mais quatro postos avançados, que prestam serviços nos 399 municípios do Estado. No ano passado, informa a entidade, cerca de 35 mil estudantes realizaram estágio mensalmente por seu intermédio, média que se manteve nos primeiros meses deste ano.
Para o presidente, Luiz Sunyé, “a história do CIEE-PR traz benefícios para todos os parceiros envolvidos nos programas de estágio: estudantes, empresários e instituições de ensino”. Destaca, ainda, que, “no País inteiro, a mão-de-obra especializada em nível médio e superior não atingiu patamares desejáveis de qualificação e é neste ambiente que a entidade paranaense atua. Buscamos, por meio de programas de estágios, cursos de profissionalização e cursos para menores aprendizes, melhorar a qualidade profissional e as condições de trabalho, em benefício do jovem e das empresas”.
O CIEE-PR tem convênio com a Câmara Municipal de Curitiba desde 1997, o que vem beneficiando estudantes em todas as áreas compatíveis com as funções do Legislativo, como a de administração e finanças, controladoria, cerimonial, apoio às comissões, redação, comunicação e jurídica.
“Essa iniciativa mostra o reconhecimento da Casa à importante contribuição da entidade na formação profissional de jovens”, conclui Derosso.